O Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) mantém-se a funcionar, aos fins de semana, até ao final do verão, nos mesmos moldes que vigoram desde o início do ano entre as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O esquema de rotatividade de funcionamento das maternidades aos fins de semana começou a funcionar a 1 de junho por deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS). Vai prolongar-se até ao final de setembro com o objetivo de otimizar os recursos existentes, acomodar as férias dos profissionais de saúde durante o período do verão, e permitir a modernização das instituições do SNS, através de um conjunto de investimentos que várias unidades vão começar a realizar, faseadamente, para garantir mais e melhores cuidados orientados à saúde da mulher.

Este plano trimestral reassegura que todas as unidades do SNS estão a funcionar com segurança e qualidade. Por outro lado, garante às utentes grávidas previsibilidade e, também, equidade e a humanização da prestação de cuidados de saúde nas instituições do SNS.

Nesse sentido, durante todo o verão, o Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e o Bloco de Partos do HFF continuará a funcionar em alternância aos fins-de-semana, de sexta-feira a domingo, com o Hospital de São Francisco Xavier. As unidades distam escassos dez minutos de distância (de carro).

Já o Serviço de Ginecologia Obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier passa a funcionar de forma ininterrupta entre 1 de agosto e 31 de setembro, quando o Bloco de Partos do Hospital de Santa Maria vier a encerrar parcialmente para obras de remodelação.

Para uma melhor compreensão das utentes, os fins de semana em que a Urgência e Bloco de Partos do HFF estarão encerrados, de forma programada, são: 23, 24 e 25 de junho; 7, 8 e 9 de julho; 21, 22 e 23 de julho; 4, 5 e 6 de agosto; 18,19 e 20 de agosto; 1,2 e 3 de setembro; 15, 16 e 17 de setembro; 29 e 30 de setembro e 1 de outubro. O calendário pode ser consultado na infografia que ilustra este texto.

Durante estes períodos, as equipas de profissionais de saúde do HFF que se encontram ao serviço na instituição têm meios limitados e só garantem assistência a grávidas e puérperas que já se encontram internadas na instituição.

As utentes que não tenham conhecimento do encerramento programado e se desloquem à urgência serão encaminhadas e/ ou transferidas para o Hospital de São Francisco Xavier, cujas equipas de profissionais de saúde estão capacitadas para garantir assistência às utentes dos concelhos da área de influência do HFF.

Independentemente de ser ou não fim de semana, uma utente grávida deve sempre ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocar a uma urgência hospitalar. Em caso de emergência, como por exemplo um parto prematuro, ou um sangramento abundante (entre outras situações que exigem assistência médica emergente), o contacto deverá ser realizado diretamente para o 112.

Estas linhas telefónicas dedicadas funcionam 24 horas por dia. Ao seu serviço estão profissionais experientes (enfermeiros, médicos e outros técnicos com formação específica) que, através de uma avaliação e triagem de queixas e sintomas da grávida ou parturiente, podem aconselhar a utente nos cuidados a adotar, ou referenciar a grávida para a unidade de saúde mais adequada, acionando, se necessário, um transporte em viatura médica até à unidade hospitalar mais próxima, ou mesmo meios de emergência pré-hospitalar até ao local onde esta se encontra.

Nascer em segurança é uma realidade em Portugal e no HFF onde, em média, nascem sete bebés por dia.

Artigo anteriorEscola Gama Barros distinguida com o prémio Nacional eTwinning
Próximo artigoQuim Barreiros abre as Festas de São Pedro e da Vila de Pêro Pinheiro