O projeto “Erasmus+ Digital English” do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, na freguesia de Algueirão Mem Martins, chegou ao fim, com nota alta. Uma oportunidade dada a 45 alunos do 9.º ano de conhecer os países parceiros e de “aprender com eles através de momentos de trabalho colaborativo e de interação constante, desenvolvendo, assim, competências interculturais e sociais”.
O projeto financiado pela União Europeia e coordenado pelo Agrupamento de Escolas, integrou escolas de seis países, nomeadamente, Bulgária, Itália, Lituânia, Portugal, Roménia e Turquia. Foi aprovado em agosto de 2020, mas devido à situação pandémica, apenas iniciou as suas atividades de formação presencial em dezembro de 2021, em Mem Martins, na Escola Básica Ferreira de Castro.
“O projeto pretendeu desenvolver competências comunicativas em língua inglesa, nomeadamente através da criação de momentos de formação em ferramentas digitais educativas, dinamizados pelos alunos”, explica Rita Zurrapa, Lifelong Learner do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro em nota enviada ao Correio de Sintra, sublinhando que, “para além disso, proporcionou aos alunos momentos ricos de interação e aprendizagem intercultural, visando desenvolver o espírito de cidadania global”.
“Foi simplesmente uma das melhores semanas da minha vida”, refere a aluna, Beatriz S. considerando esta uma “experiência Inesquecível, que vai ficar sempre comigo, as pessoas, toda a cultura, ensinamentos. Nunca pensei que podia aprender tanto fora de uma sala de aula, sobre a vida e cultura de outros países,”
“Esta formação teve bastante impacto em mim”, concorda Cláudia S. admitindo que a experiência a “fez perceber o que queria ser, fazer, o quanto gosto de pessoas sejam elas como forem”. 
“Esta experiência foi algo que eu não esperava ser tão impactante”, destaca por seu turno, Liliana S. “Eu já sabia que ia ter um certo impacto mas não esperava que fosse tanto, foi algo que mudou o meu ponto de vista sobre o mundo.”
Pretendeu-se com este projeto alargar os horizontes dos alunos com a realização de seis mobilidades. Momentos de formação que proporcionaram aos alunos desenvolveram competências linguísticas, digitais e sociais, enquanto trabalham de forma colaborativa. O balanço, não podia ser mais positivo.

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