Paulo Barrigana, ex-atleta, treinador e professor de Educação Física na Escola Mestre Domingos Saraiva, é uma referência no atletismo nacional.
Coordena o Centro de Formação de Atletismo do Agrupamento de Escolas no concelho de Sintra, é uma espécie de “descobrir de talentos”, que transforma bons ou maus alunos em campeões nacionais e internacionais.
A sua experiência, espírito de entrega e dedicação pelo Desporto Escolar é contagiante junto dos miúdos e com excelentes resultados. “Estamos sempre a fazer formação, aparecem miúdos com potencial, vamos trabalhando e de vez em quando, conseguimos bons resultados, que nos enchem a alma de orgulho”, refere Paulo Barrigana, ao jornal Correio de Sintra e ao Sintra Notícias, referindo-se à prestação recente de Tiago Pereira, ex-aluno da Escola Mestre Domingos Saraiva, na freguesia de Algueirão Mem Martins, e que venceu a medalha de bronze de triplo salto, nos Mundiais de pista coberta, em Glasgow com a marca de 17,08. “O Tiago Pereira balançou muito entre o futebol e o atletismo e pelos 16 anos percebeu que podia ter qualidades excepcionais para o atletismo e os resultados falam por si.”
“Sabe, não consigo pôr talentos nos atletas, porque está lá todo. A disciplina, motivação, qualidade do treino” são fundamentais, uma prática que se mantém mesmo durante o período de férias.
Paulo Barrigana, regozija-se de dispor de uma pista tartan que a autarquia construiu na Escola Mestre Domingos Saraiva. “Um equipamento fundamental que dá para dizer aos miúdos que é possível trabalhar aqui e obter bons resultados na pista mas também nas várias disciplinas que frequentam”.
Pensativo, “sabe, provavelmente esta é única escola do mundo que tem dois atletas no campeonato do mundo. O Tiago Pereira e a Carina Vanessa deram os primeiros passos aqui”, mais há outros exemplos de sucesso na modalidade como Marta Pen, Paulo Conceição. “Os resultados não aparecem no nada. Demoram a aparecer. Às vezes são anos. Uma vida inteira”, refere Paulo Barrigana.
“Paciência e disciplina”, são a chave do sucesso para se obter resultados. “É preciso falar muito, tentar e voltar a insistir e um dia as coisas começarem a bater certo”.
“Temos que acreditar nos nossos jovens em Sintra e no trabalho que se faz na escola. Às vezes os miúdos não querem trabalhar, mas a perseverança e qualidade é muito importante para todos, para o desenvolvimento do país e para mostra também que Sintra está na rota do mundo”, refere Paulo Barrigana, com alguma graça, apontando o horizonte: “de Sintra para o mundo, costumo dizer”.
Paulo Barrigana
Paulo Barrigana antigo atleta do CDUL, ingressando depois no SL Benfica. Sagrou-se campeão nacional dos 110 m barreiras em 1991 e 1992 e dos 60 m barreiras (pista coberta) em 1992 e 1993. Ainda no Decatlo em 1987 e nos 4×400 m em 1988.
Nos escalões mais jovens, foi três vezes campeão nacional de sub’23, cinco vezes como júnior (4 das quais nos 110 m barreiras, entre 1980 e 1983) e duas vezes como juvenis.
É professor de Educação Física, dá aulas na Escola Básica e Secundária Mestre Domingos.