Na próxima sexta-feira, 12 de abril, às 14h30, a Parques de Sintra inaugura a charca naturalizada do Parque da Pena, um espelho de água que contribui para tornar este jardim histórico mais resiliente aos efeitos das alterações climáticas, valorizando-o a nível paisagístico. O evento contará com a presença do Conselho de Administração da empresa, liderado pela Presidente Sofia Cruz.

Em linha com a missão da Parques de Sintra, o projeto de implementação da charca naturalizada, conjugado com intervenções nos sistemas hidráulicos adjacentes, vem aumentar a capacidade de armazenamento de água no interior do Parque da Pena e favorecer a gestão racional e sustentável deste recurso natural. A existência deste reservatório de água capaz de reter 2600m3 permite que a rega dos jardins seja efetuada com recurso a água não potável e é fundamental no âmbito da defesa e combate a incêndios florestais.

Simultaneamente, o projeto contempla a criação de um habitat aquático, que promove a conservação da natureza e a biodiversidade, com espécies de flora – foram plantados cerca de 5000 exemplares de plantas aquáticas e terrestres autóctones – e de fauna, registando-se já a presença de anfíbios, como tritões marmoreados, rãs e salamandras. Equipada com uma plataforma em deck que funciona como observatório, a charca naturalizada desempenhará um papel importante na sensibilização ambiental dos visitantes do Parque da Pena.

O programa da inauguração inclui uma visita guiada ao espaço conduzida por Elsa Isidro, arquiteta paisagista da Parques de Sintra responsável pelo projeto.

Artigo anteriorEncontrado corpo do pescador desaparecido na praia do Magoito
Próximo artigo Tertúlia de Poetas de Sintra de regresso a partir de 11 de Abril