Importante referência na riqueza gastronómica do concelho de Sintra, os Fofos de Belas, pequenos pães-de-ló, recheados de creme e polvilhados com açúcar, de sabor delicioso e irresistível, vão continuar a tradição da família, na emblemática Fábrica dos Fofos de Belas, existente desde 1850, onde funcionava, noutros tempos a Casa do Pão-de-Ló.
Feitos de ovos, farinha, leite para o creme e alguns segredos, vão ao forno de lenha em pequenas formas, para fazer as delícias de todos. Um negócio de família, que se foi mantendo ao longo de gerações e que vai continuar, mesmo depois do recente falecimento de um dos principais proprietários, Hélio Esteves da Fonseca.
“A Fábrica dos Fofos de Belas vai continuar a funcionar e com equipa de sempre na fabricação das nossas especialidades e no atendimento ao público”, assegura Elsa Ribeiro, que prossegue assim com o negócio da família, que conta ainda com dois primos, também proprietários, Vicente Ferrer, que terá uma participação ativa na Fábrica dos Fofos de Belas, depois de concluído o processo de formação e Nelson Esteves.
“O Vicente e o irmão são meus primos, e netos da fundadora que foi a avó Ester Timóteo e minha tia-avó, ela sim começou a pôr creme nos bolos, depois foi passado para os dois filhos, Eduardo Ferrer e Liberdade Esteves, e de seguida para o meu primo Hélío. Eles igualmente, cresceram aqui na loja tal como eu”, refere Elsa Ribeiro.
Pensativa, “nasci e cresci aqui, no piso de cima, até aos 19 anos. Ajudava no que podia com o meu primo Hélio. Conhecíamos os cantos à casa. Depois, já adulta segui a minha vida”, refere Elsa Ribeiro, que recorda saudade a sua infância”, na loja, onde ainda hoje são confecionados, os Fofos de Belas. “E vamos continuar com o apoio e a vontade de todos, porque somos uma equipa e todos são importantes para o seu funcionamento”, faz questão de sublinhar.
A receita dos “Fofos de Belas”, cujo nome inicial era “Fartos de Creme”, manteve-se inalterável ao longo dos anos, assim como o próprio forno a lenha, onde ainda hoje são cozidos, com a porta de ferro.
Além dos Fofos de Belas, que têm uma versão média e outra grande, que se transforma em bolo de aniversário, são confecionadas aqui outras deliciosas especialidades, caso do bolo da Ilha e bolo de Côco. “São feitos à moda antiga e com a qualidade e cuidado de sempre, na escolha dos produtos.
É tudo muito natural e artesanal”, sublinha Elsa Ribeiro, chamando a atenção também para a venda da geleia de marmelo, marmelada e de vez em quando, doce de tomate. “O marmelo, por exemplo, é descascado à mão e com excelente qualidade”, fabricado em tubas de latão e de uma forma muito tradicional.