A SintrAmbiente-Feira do Ambiente e da Sustentabilidade está de regresso, entre 5 e 9 de junho, ao cenário da Quinta da Ribafria, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Sintra e pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Ao longo dos cinco dias do evento, os SMAS de Sintra vão promover diversas iniciativas de educação e sensibilização ambiental, para além de divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis. No sábado, dia 8 de junho, terá lugar o roteiro “A Ribafria e o Ciclo da Água”, a partir das 14h30, guiado pelo historiador João Rodil, com a tarde de domingo, pelas 15h00, a ser palco da ação de sensibilização “Compostagem da Avó Olinda”. O evento vai decorrer, aos dias de semana, entre as 9h00 e as 17h00, destinando-se, em primeira instância, às escolas, enquanto o fim de semana, entre as 14h00 e as 17h00, confere prioridade às famílias.

Os SMAS de Sintra vão proporcionar à comunidade educativa, durante a semana, e a toda a família, durante o fim de semana, o contacto com atividades de educação e sensibilização ambiental, nomeadamente o “Jogo do Ambiente” que aborda as valências dos SMAS, sensibilizando para o combate às perdas de água, a importância da correta separação dos resíduos e no combate à deposição ilegal. Estará ainda disponível o puzzle sobre o “Ciclo Urbano da Água”.

No sábado, 8 de junho, a partir das 14h30, os SMAS de Sintra promovem o roteiro “A Ribafria e o Ciclo da Água”, guiado pelo historiador João Rodil, em que os participantes vão ficar a conhecer histórias menos conhecidas da Quinta da Ribafria, uma das mais antigas de Sintra, construída no século XVI para morada da única família nobre inteiramente sintrense, os Ribafria. O palácio, um símbolo da arte renascentista, é um dos expoentes da quinta, que deslumbra, ainda, por todo o enquadramento, numa paisagem marcada por bosques e jardins, que fomentam a contemplação. Para desvendar neste roteiro, em especial, estará o ciclo de água que se divide por vários polos patrimoniais, como o tanque fronteiro ao palácio ou a cisterna.

No derradeiro dia, pelas 15h00, terá lugar a ação de sensibilização “Compostagem da Avó Olinda”, em que, através de um quadro encenado pela simpática idosa e pelo seu “vizinho”, o público será sensibilizado para a importância da valorização dos resíduos orgânicos, que darão origem a um composto para utilização em hortas e jardins.

Em sexta edição, a SintrAmbiente vai contar com a presença de entidades relacionadas com a temática do ambiente e da sustentabilidade, através da dinamização de diversas atividades, como ateliês, jogos, peddy paper e espetáculos de música, dança e teatro.

Numa organização da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, a SintrAmbiente’24 conta com o apoio da Fundação CulturSintra, União das Freguesias de Sintra, Cercitop, Farol, FabLab e Escola Secundária de Santa Maria e a colaboração das seguintes entidades: ICNF/PNSC-Parque Natural Sintra Cascais, PSML-Parques de Sintra/Monte da Lua, Águas do Tejo Atlântico, Tratolixo, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Associação de Defesa do Património de Sintra, ABAAE-Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, Associação Escola de BTT de Rio de Mouro, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Abrunheira, Fundação Aga Khan, Movibloom Associação, Bombeiros Voluntários de Sintra, FSC-Forest Stewardship Council Portugal, ASPEA-Associação Portuguesa de Educação Ambiental, SPEA-Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Jardim-Escola João de Deus de Albarraque, Leroy Merlin, Cooperativa Coopérnico e ERP Novo Verde.

Artigo anteriorCircuito Xadrez no Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas
Próximo artigoSMAS preparam abertura do Museu da Água e dos Resíduos na Ribeira de Sintra