A nova criação da Companhia de Teatro de Sintra, companhia residente do Chão de Oliva, encerra o seu ciclo “Geografia da Experiência”, dedicado sobretudo aos mais jovens.
“Cabelo” parte de vivências pessoais e o significado que o cabelo adquire na autoperceção e sentimento identitário.
O texto, sobretudo autobiográfico e documental, toca em temáticas como o bullying, pressão social, racismo e autoestima, ao mesmo tempo que partilha o sentimento de pertença, empoderamento e liberdade. A autoria é de Yeri Varela, com assistência de Susana C. Gaspar, e durante o espetáculo ouvem-se alguns dos testemunhos recolhidos durante o processo criativo.
Yeri Varela é também quem interpreta o seu próprio texto, no ambiente intimista da Casa de Teatro de Sintra. Susana C. Gaspar, que assina a direção artística do espetáculo juntamente com Yeri Varela, afirma ser «um espetáculo necessário» e, acrescenta, «a partir da história da Yeri, em complemento com o que ouvimos de outros testemunhos partilhados em cena, percebemos a importância de refletir sobre o racismo sistémico que ainda vivemos em Portugal».


Yeri Varela sublinha ainda que «“Cabelo” é uma peça que conta em primeira pessoa os desafios de ser uma pessoa negra num país/sociedade maioritariamente branca. Falo do sentimento de não pertença e da forte vontade de me encaixar. Na peça partilho a minha jornada de superação de medos, inseguranças, imposições estéticas e, principalmente, da minha reconexão com os meus ancestrais através do meu maior traço, o meu querido cabelo.».
Esta criação surge também da relação com projetos de arte participativa do Chão de Oliva, nomeadamente através da recolha de testemunhos de jovens participantes no projeto PARTEJ e terá sessões especiais para grupos de estudantes.

A peça tem a sua estreia marcada para 14 de dezembro, ficando em cena na Casa de Teatro de Sintra de 14 a 16 de dezembro; dia 17 será feita uma apresentação especial na Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, seguida de conversa com a equipa criativa do projeto. As sessões são abertas ao público em geral a partir dos 12 anos e os bilhetes podem ser adquiridos na ticketline (https://ticketline.pt/evento/cabelo-78889) ou através de reserva feita diretamente com a bilheteira do Chão de Oliva pelo 219 233 719 (10h às 22h – mais informações em https://chaodeoliva.com/bilheteira/).
Mais informações em: https://chaodeoliva.com/portfolio/cabelo/
E: https://chaodeoliva.com/em-criacao/

Artigo anteriorMercado de Natal no Jardim Conde de Almeida Araújo
Próximo artigoToca do Minhoto, sabor e tradição