Este ano, o tema mundial do Dia da Fisioterapia que se assinala a 8 de setembro é a Osteoartrose. Uma doença reumática degenerativa que afeta as articulações, sendo mais comum no joelho e na anca. Estima-se que a osteoartrose afete cerca 520 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, poderá afetar cerca de 90% da população com mais de 60 anos. A idade e o excesso de peso são alguns dos principais fatores de risco para a osteoartrose.

O exercício constitui um tratamento de primeira linha para a osteoartrose. O fisioterapeuta poderá ajudar na seleção dos melhores exercícios, e fornecer aconselhamento e educação sobre o alívio da dor e estratégias para gerir a osteoartrose. No entanto, a evolução da osteoartrose pode resultar na necessidade de cirurgia para colocação de uma prótese articular, e nesses casos, a integração do doente num programa de reabilitação é fundamental para a potenciação dos resultados.

No HFF, os fisioterapeutas encontram-se integrados em equipas multidisciplinares de reabilitação no Serviço de Medicina Física e

Reabilitação, e em articulação com outros profissionais (incluindo médicos fisiatras, cirurgiões ortopédicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais), acompanham pessoas que foram sujeitas a colocação de próteses articulares na anca ou no joelho, na sequência de osteoartrose. Este acompanhamento inicia-se no Serviço de Ortopedia após a cirurgia, e continua em regime de tratamento em ambulatório no Serviço de Medicina Física e Reabilitação durante cerca de 3 meses.
No Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Fernando Fonseca encontram-se implementados protocolos de intervenção, dirigidos a doentes sujeitos a artroplastia (intervenção cirúrgica para colocação de uma prótese articular) na anca ou no joelho.

A intervenção do fisioterapeuta inicia-se logo no primeiro dia após a cirurgia, e prolonga-se durante todo o período de internamento (com a duração de cerca de uma semana), com o objetivo de promover a maior autonomia possível no retorno ao domicílio. Durante este período, a intervenção do fisioterapeuta inclui o ensino ao doente, a realização de exercícios de mobilidade e de fortalecimento no membro operado, treinos dirigidos a transferências, mobilidade geral, e locomoção (incluindo o uso de escadas).

Em Portugal existem mais de 10.000 fisioterapeutas, cerca de 10% no Serviço Nacional de Saúde, existindo atualmente 22 instituições de ensino que ministram licenciatura em Fisioterapia.

No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, existem atualmente 36 fisioterapeutas, integrados no Serviço de Medicina Física e Reabilitação. Em 2021, os fisioterapeutas do HFF intervieram em 6737 doentes, em contexto de internamento, e em 698 doentes, em contexto de ambulatório.

O papel do Fisioterapeuta é essencial na recuperação das sequelas da osteoartrose dos nossos doentes e na promoção do seu bem-estar.

Próximo artigo“Do Tour ao Turismo” assinala Dia Municipal do Património