O Município de Sintra promoveu, esta segunda-feira, o lançamento da Neurobox, a mala de atividades de estimulação global para pessoas com defeito cognitivo ou demência. A cerimónia de lançamento aconteceu no auditório da Casa de Saúde da Idanha, em Belas.
A Neurobox é um recurso que, numa lógica de cidadania plena, serve a população com necessidades especiais e que pretende combater as suas dificuldades através de trabalho especializado e da prevenção. Composta por jogos e estímulos da atividade cerebral, a Neurobox ficará ao dispor de cuidadores formais, apoiando as pessoas com demência e os profissionais envolvidos no processo de acompanhamento e tratamento.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinha a importância “de encontrar soluções e respostas adequadas às necessidades da população, em especial dos grupos mais vulneráveis.”. Basílio Horta sublinha ainda que “para este executivo é fundamental apoiar e apresentar soluções que melhorem a qualidade de vida dos seniores e das suas famílias.”
Enquadrada nas políticas da autarquia que orientam o Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo, a apresentação da Neurobox teve a participação da Fundação Aga Khan e da Casa de Saúde da Idanha. A iniciativa, em que esteve presente Eduardo Quinta Nova, vereador da autarquia de Sintra com o pelouro da Inovação e Solidariedade Social, contou ainda com uma conferência sobre a importância da estimulação global na pessoa com demência apresentada pela Universidade Católica Portuguesa.
O Plano Municipal de Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo 2019-2023 apresenta-se como uma estratégia para responder ao combate ao isolamento e exclusão.
Este projeto é financiado pelo PORTUGAL2020 e é comparticipado a 50%.