A Câmara Municipal de Sintra volta a ser distinguida com a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, pelo terceiro ano consecutivo.
Na 14.ª edição estiveram em análise 145 municípios, dos quais 95 saíram premiados. Esta distinção pretende galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. Foram analisadas medidas relativas à conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.
Para Basílio Horta, presidente da autarquia esta distinção é uma vez mais ”o reconhecimento do trabalho que a Câmara tem vindo a fazer em prol das famílias”.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008 com o objetivo de procurar criar sinergias positivas para todos os municípios do país, quer dando visibilidade às autarquias que se destacam por práticas amigas das famílias, quer potenciando as experiências obtidas por uns municípios em benefício de outros.
Assente em valores como a integridade, parceria, ética, imparcialidade, transparência, responsabilidade e excelência, o Observatório pretende contribuir para que todas as autarquias do país desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família, vista como a célula base da nossa sociedade, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências e prevenindo potenciais situações de risco e vulnerabilidades.