Início Uncategorized SMAS de Sintra assinalam dias Internacionais da Luz e dos Museus

SMAS de Sintra assinalam dias Internacionais da Luz e dos Museus

267

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão participar, esta terça-feira, dia 16 de maio, entre as 14h30 e as 17h30, na comemoração do Dia Internacional da Luz, que vai decorrer na Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, com o envolvimento de alunos da Escola n.º 2 de Mira Sintra. A iniciativa promovida pela Câmara de Sintra contempla a observação do sol através de telescópio, com o apoio do Grupo de Astronomia Amadora de Colares, e a visualização de astros em planetário, cedido pelo Espaço SMAS da Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos).

A iniciativa vai proporcionar, assim, uma dupla experiência: a possibilidade de observar o astro rei através do recurso a telescópio, e, por outro lado, assistir a uma sessão de planetário, com visualização de vídeos imersivos e imagens de corpos celestes (planetas, estrelas e galáxias).

O Dia Internacional da Luz celebra-se a 16 de maio e procura sensibilizar para a importância da luz no nosso quotidiano, a todos os níveis, seja na ciência, na cultura, na arte, na educação e no desenvolvimento sustentável, assim como em áreas tão diversas como a medicina, a ciência, as comunicações e a energia. A data foi instituída para coincidir com o nascimento de Theodore Maiman, engenheiro e físico que realizou a primeira operação a laser.

Também no sábado, dia 20 de maio, entre as 18h00 e as 23h00, o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra vai dinamizar uma oficina experimental  relacionada com a eletricidade no Museu de História Natural de Sintra, numa iniciativa inserida na programação do Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus, a cargo da Câmara de Sintra. A anteceder a oficina, pelas 16h00, está agendada uma conferência para apresentação pública do modelo do Barbosania Gracilirostris, que vai contar com as intervenções de Octávio Mateus (paleontólogo e professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova), Simão Mateus (paleontólogo e museólogo) e Rodrigo Lima Veloso (biólogo e mestre em património geo-paleontológico).

A participação na iniciativa a decorrer no espaço museológico situado na Rua do Paço, nas imediações do Palácio Nacional, é gratuita, mas sujeita a marcação prévia através do 219238563 ou dbmu.museu.hnatural@cm-sintra.pt.

Artigo anteriorBadoxa, Irina Barros e Piruka no Festival da Juventude em Agualva e Mira Sintra
Próximo artigoEnfermeiro Diretor do HFF recebe prémio “Valor e Excelência” da Ordem dos Enfermeiros