A Câmara Municipal de Sintra e a Parques de Sintra aderem às comemorações internacionais do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, iluminando com a cor laranja o Castelo dos Mouros, na noite de 30 de maio.

Esta iniciativa pretende sensibilizar a comunidade para a esclerose múltipla, promover a compreensão dos desafios enfrentados pelas pessoas afetadas pela doença e apoiar a pesquisa por melhores tratamentos e cuidados.

O tema da campanha para o Dia Mundial da Esclerose Múltipla 2020-2023, lembra a necessidade de combater o estigma e de desafiar as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela doença a sentirem-se sozinhas e socialmente isoladas. Sob o lema “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”, é uma oportunidade para defender melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado, promovendo conexões à comunidade, conexão com o próprio e conexões a cuidados de qualidade.

A esclerose múltipla, é uma doença crónica, autoimune, inflamatória e degenerativa, e uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e espinal medula), afetando 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 8 000 em Portugal.

Em Portugal, a data é assinalada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), enquanto membro da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF).

Artigo anteriorAvança construção de nova creche no Sabugo
Próximo artigo Dia aberto para conhecer o Conservatório de Música de Sintra