A Câmara Municipal de Sintra e a Parques de Sintra aderem às comemorações internacionais do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, iluminando com a cor laranja o Castelo dos Mouros, na noite de 30 de maio.
Esta iniciativa pretende sensibilizar a comunidade para a esclerose múltipla, promover a compreensão dos desafios enfrentados pelas pessoas afetadas pela doença e apoiar a pesquisa por melhores tratamentos e cuidados.
O tema da campanha para o Dia Mundial da Esclerose Múltipla 2020-2023, lembra a necessidade de combater o estigma e de desafiar as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela doença a sentirem-se sozinhas e socialmente isoladas. Sob o lema “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”, é uma oportunidade para defender melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado, promovendo conexões à comunidade, conexão com o próprio e conexões a cuidados de qualidade.
A esclerose múltipla, é uma doença crónica, autoimune, inflamatória e degenerativa, e uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e espinal medula), afetando 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 8 000 em Portugal.
Em Portugal, a data é assinalada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), enquanto membro da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF).