Início Agenda “Semana do ambiente” na Ribeira de Sintra

“Semana do ambiente” na Ribeira de Sintra

336

Atividades, jogos e peça de teatro de marionetas são algumas das atividades programadas para assinalar a “Semana do Ambiente” de 5 a 9 de junho, no futuro Museu da Água e Resíduos, numa iniciativa dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).
Na semana que se inicia com a comemoração do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), os SMAS de Sintra vão dinamizar várias atividades que pretendem sensibilizar a comunidade em geral para a importância da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.
Destaque no dia 5 de junho, pelas 10h00, será dinamizado o jogo lúdico-pedagógico “Resíduos aos Pares”, em que os participantes associam os diferentes materiais aos novos objetos que resultam da sua reciclagem, enquanto a tarde (pelas 15h00) será dedicada à atividade “Há Vida no Charco”, que sensibiliza para a importância da biodiversidade e da necessidade de preservação deste tipo de ecossistemas, assim como permite observar algumas das espécies que habitam no local.
Para além da realização de atividades e jogos, o destaque recai ainda para a  apresentação da peça de teatro de marionetas “Floresta”, pelos Valdevinos (terça-feira, dia 6, pelas 10h00, e sexta-feira, dia 9, pelas 10h00).
No dia seguinte pelas 15h00, estará em destaque o “Jogo dos ODS”, centrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a agenda para 2030 das Nações Unidas. No dia 7, destaque para as atividades “O Ciclo da Água” (às 10h00), e “Reutilização” (15h00), que incentiva a repensar o descarte de materiais e a reduzir o consumo. No derradeiro dia da Semana do Ambiente, 9 de junho, após a peça de teatro, os resíduos voltam a estar no centro das atenções, com o jogo “Resíduos aos Pares”.
A participação nas atividades da Semana do Ambiente necessitam de marcação através dos e-mails: reservas@smas-sintra.pt ou info@smas-sintra.pt.

Artigo anteriorAção de limpeza e sensibilização nas Raposeiras
Próximo artigo“Dia da Família” dia 3 na Praia das Maçãs