O “Hóquei vai à Escola” e desta vez a modalidade envolveu o interesse de cerca de 90 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade”, do Centro Social e Paroquial de São João das Lampas. A iniciativa do Hockey Clube de Sintra (HCS), não podia ser melhor recebida juntos dos mais jovens, ansiosos, logo no primeiro contacto, por começar a jogar.
“O principal objetivo foi mostrar a modalidade e tentar despertar o interesse dos mais jovens para a sua prática”, refere José Domingos, diretor no Hockey Clube de Sintra ao jornal Correio de Sintra, explicando que a “modalidade dá muitos títulos a Portugal, mas tem pouca divulgação e neste caso a ideia é mostrar aos mais pequenos as potencialidades do hóquei em patins”, modalidade que tem de começar a ser praticada, preferencialmente, nestas idades.


José Domingos destaca a “boa recetividade da modalidade junto das crianças” nas várias escolas, colégios e instituições do concelho. “Os miúdos aprendem depressa a andar de patins e nestas idades, em duas ou  três semanas estão aptos a andar sozinhos e sem grande dificuldade ou necessidade de se agarrarem à tabela”, explica. Apesar da patinagem estar considerada no desporto escolar, “são muito poucas as escolas que têm as condições para a sua prática”, lamenta o responsável.
“A saúde física é extremamente importante e neste caso do hóquei em patins é um bom exemplo para os mais jovens começarem a perceber, numa outra perspetiva, que é um jogo de equipa e que só evolui se todos estiveram unidos,  empenhado e a jogar em equipa”, destacou José António Parente, diretor Geral do Centro Social e Paroquial de São João das Lampas. “Claro que estes momentos são sempre importantes, porque têm também a ver com os valores, que foi tema de aula”, sublinha José António Parente.


Mais do que tudo, a iniciativa do Hockey Clube de Sintra, “representa também um desafio individual para cada um”, afinal é uma modalidade que exige também equilíbrio “e isso é também uma aventura individual”, que os mais pequenos, aproveitaram ao máximo, com mais ou menos dificuldade, “Sem dúvida que o desporto integra-se nesta forma integral de crescimento”, destacou José António Parente, agradado com a iniciativa do Hockey Clube de Sintra, que prossegue com a iniciativa nos dias 22 e 23 de setembro, num evento promovido pela Decathlon de Mem Martins, onde todos podem experimentar várias modalidades, uma delas o hóquei em patins e a patinagem.

Artigo anteriorFestas em Honra de Nossa Sra. da Natividade regressam em Setembro
Próximo artigo1.º Dezembro vai jogar em “casa” em Ponte de Sôr