Início Agenda Sintra recebe Festival de Ilustração

Sintra recebe Festival de Ilustração

486

Sintra vai receber o Festival de Ilustração “Ilustre Sintra”, que de 15 a 17 de setembro transforma 10 lugares emblemáticos do concelho num desafio para 10 ilustradores e onde o público é convidado a assistir a todo o processo criativo. 
O Ilustre Sintra será um ponto de encontro entre o artista, o lugar e o público em que cada artista será acompanhado ao vivo, em estreita interação com o público.  
Acolhem este festival: a Biblioteca Municipal de Sintra, o Parque da Liberdade, o Castelo dos Mouros, o Chalet e Jardim da Condessa d’Edla, o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Parque e Palácio de Monserrate, o Palácio Nacional de Queluz, o Palácio Nacional de Sintra, a Quinta da Regaleira e a Quinta da Ribafria. 

Paralelamente às exposições, ao longo do mês de setembro e outubro, decorrerão conversas, encontros, workshops nas escolas e oficinas abertas ao público dinamizadas por ilustradores convidados.
A partir de 20 de agosto tem início a Open Call para “Arte Postal”, em que a “Ilustre Sintra” lança um desafio a todos os que queiram participar no festival, ao ilustrar um postal de Sintra que mais tarde integrará a exposição coletiva.
De 18 de setembro a 2 de outubro realizam-se workshops de ilustração nas escolas do concelho dinamizados por diversos ilustradores, onde os alunos serão convidados a criar os seus postais para a exposição “Arte Postal”.
Já para o público em geral, nos dias 23 e 30 de setembro, pelas 15h00, na Casa dos Hipopómatos, na Biblioteca Municipal de Sintra realiza-se o workshop de ilustração para postais ilustrados “Sintra, O meu Postal Ilustrado”.
A 7 de outubro será inaugurada a exposição “10 lugares, 10 ilustradores” que congrega os trabalhos realizados pelos artistas, acompanhada de uma conversa com os ilustradores, na Casa do Hipopómatos, na Biblioteca Municipal de Sintra.


Também os trabalhos realizados no âmbito do workshop “Sintra, O meu Postal Ilustrado” estarão em exposição na Casa do Hipopómatos.
Dinamizado pela Associação Hipopómatos da Lua, o Festival “Ilustre Sintra” conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, Parques de Sintra e Fundação Cultursintra, com curadoria de Nazaré de Sousa e Renata Bueno.
As 10 sessões “Ilustre Sintra” ao vivo e os workshops para o público estão sujeitos a inscrição através de e-mail: hipopomatos@gmail.com

Artigo anterior“Magical Garden Aladdin Sintra” vai continuar a iluminar as noites do Jardim Novo do Palácio de Queluz até 30 de dezembro
Próximo artigoRemodelação das instalações elétricas dos reservatórios e estação elevatória de Pedras da Granja