Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão marcar presença, no final desta semana, em diversos eventos que decorrem no concelho e aproveitar para sensibilizar os munícipes para a importância da adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. A partir de quinta-feira e até domingo, os SMAS de Sintra vão participar na Feira à Moda Antiga, que tem lugar no Jardim da Samaritana, em Belas, onde vão dinamizar ainda atividades lúdico-pedagógicas de sensibilização para as questões ambientais. Na Praia Grande, de sexta-feira a domingo, é a vez do 1.º Festival da Sardinha. Em Queluz, no sábado, os biorresíduos estarão em destaque no Festival GAV’ART 2023, que terá lugar no Bairro Conde de Almeida Araújo.

Nos três eventos, será possível aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos que, para além de benefícios ambientais (desvio de encaminhamento para aterro e valorização dos resíduos alimentares para produção de composto para uso agrícola ou produção de energia), confere um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.

Ao longo de quatro dias, a partir desta quinta-feira, às 18h00, o Jardim da Samaritana vai ser palco da recriação de um mercado saloio à moda antiga, do início do século XX, com artesanato, gastronomia, música popular e folclore. Nesta feira à moda antiga, promovida pela Junta de Freguesia de Queluz e Belas e que conta com o apoio da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, não vai faltar a algazarra de gentes e pregões e os trajes a rigor, para conferir maior autenticidade ao evento.

Os SMAS de Sintra vão contar com um stand próprio de divulgação das suas atribuições (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos), a par da dinamização do jogo “SMAS e o Ambiente”, com o destaque principal conferido ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Na freguesia de Colares, pela primeira vez, a Praia Grande vai receber o Festival da Sardinha e, como o nome indica, o pequeno peixe será o rei da festa. Para quem aprecia este pescado, a oportunidade única de apreciar a iguaria e outros petiscos, numa iniciativa de animação, ainda em tempo de verão, promovida pela Junta de Freguesia de Colares, Câmara Municipal de Sintra, Associação das Praias de Sintra e o apoio dos SMAS de Sintra. Entre sexta-feira e domingo, entre as 12h00 e as 22h00.

Se os biorresíduos estarão em destaque na orla costeira, também em Queluz, no Bairro Conde de Almeida Araújo, os SMAS de Sintra vão sensibilizar para a separação seletiva dos restos alimentares, no sentido de transformar um resíduo num recurso. No sábado, dia 16, marcam presença no arranque do Festival GAV’ART 2023, que decorre até 24 de setembro, numa iniciativa do Grupo de Artistas de Vale de Eureca (GAVE), que vai ter lugar na sua sede (situada nas imediações do Palácio de Queluz) e zona envolvente. Artes ao vivo, música e dança, sem esquecer o artesanato, são os polos de atração do evento, que conta com financiamento da Direção-Geral das Artes.

Através da sua presença nestes três eventos, os SMAS de Sintra continuam, assim, a sensibilizar para a adesão a um sistema, totalmente gratuito, e que confere 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos. Recorde-se que a adesão poderá ser efetuada ainda no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do número 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas instalações das juntas de freguesia.

Artigo anteriorFesta do Desporto na Cavaleira
Próximo artigoArtistas do Vale de Eureka promovem “Festival GAV’ART” em Queluz