Alunos da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão vão participar naquela que é a 1ª turma sénior da Europa no Campeonato Taikai Mundial 2023, evento que se realiza no Japão, de 05 a 18 de outubro.
Esta prática existe na Universidade Sénior desde o ano letivo 2020/2021, sendo frequentada por 25 alunos, com idades compreendidas entre os 58 e 86 anos e este ano, seis alunos da primeira turma sénior a nível europeu de Shorinji Kempo, vão participar numa competição sénior, acompanhados pelo Mestre José Araújo.


“É com grande alegria e satisfação que estamos com esta turma a apoiá-los, para que dignifiquem não só a arte marcial, que praticam, mas também a Universidade Sénior e a nossa comunidade”, refere Pedro Brás, presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, destacando a importância do “Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo que temos vindo a trabalhar na freguesia”, considerando que “este é mais um exemplo que através deste projeto de referência, o envelhecimento ativo é cada vez mais uma realidade.
Recorde-se esta turma da Universidade Sénior, é a primeira turma sénior a nível europeu, e a participar pela primeira vez no campeonato mundial.
O Shorinji Kempo é uma arte marcial japonesa, desenvolvida ao mesmo tempo que a meditação Zazen, com o objetivo à autodefesa e a melhoria da saúde física e mental, num contexto similar ao dos monges.

Artigo anterior“Sem condições” para aulas de Educação Física alunos ameaçam fazer greve na Escola Gama Barros
Próximo artigoSintra Trail Monte da Lua já conta com mais de mil inscritos