Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) adquiriram um veículo combinado limpa fossas/limpa coletores, de 19 toneladas, num investimento de cerca de 325 mil euros. A necessidade de aquisição desta viatura é justificada, por um lado, pela antiguidade da frota de veículos especiais e, por outro, pelo elevado número de solicitações diárias ao nível de limpeza de fossas e de intervenções na rede pública de drenagem de águas residuais.

A aquisição desta viatura, de 19 toneladas, resulta da antiguidade da frota de veículos especiais dos SMAS de Sintra, que apresenta uma média de idade de 18 anos, com o último investimento efetuado em 2010, através da aquisição de um limpa fossas de 12 toneladas. Alguns dos veículos já se apresentam em final de vida, como é o caso de um limpa coletores que data de 1996, que carece de substituição por se apresentar com frequentes avarias, enquanto um limpa fossas, adquirido em 2003, encontra-se inoperacional, com um elevado histórico de avarias e montantes gastos em manutenção.

Para substituir estas duas viaturas, tornou-se, assim, imperioso a compra de um veículo que responda às duas necessidades dos serviços, limpeza de fossas e de coletores, parcialmente asseguradas com recurso a um prestador externo, mas que se revela manifestamente insuficiente no sentido de acorrer a todas as solicitações.

A viatura adquirida dispõe de uma cisterna basculante, com capacidade total de 8 m3, divididos em dois compartimentos, um para permitir a aspiração de águas residuais e outro para desentupir e limpar as condutas de esgoto. O tanque de águas sujas/lamas está equipado com um sistema de limpeza.

Em processo de aquisição e a ser entregue ainda este ano, está uma nova viatura de desobstrução de coletores, que funcionará em regime de piquete, que representa um investimento superior a 100 mil euros. Neste caso, trata-se de um veículo com 5 toneladas, tipo furgão, que apresenta uma capacidade de água de 500 litros, que será também essencial para dar resposta a uma atividade diária e regular, em que a utilização de meios mecânicos é fundamental ao bom desempenho da intervenção.

Recorde-se que, no âmbito da renovação da frota operacional, os SMAS de Sintra passaram a dispor, também este ano, de uma nova viatura de intervenção rápida, destinada à manutenção das redes de drenagem de águas residuais. Este veículo ligeiro, 4×4, representou um investimento de 120 mil euros e também dispõe de um sistema combinado, que permite a desobstrução e limpeza de coletores e, por outro lado, a aspiração das caixas de visita de saneamento. A nova viatura permite, em função da sua versatilidade, aceder com mais facilidade a ruas estreitas, nomeadamente em zonas como o Centro Histórico de Sintra e algumas localidades da área rural do concelho.

Artigo anteriorJosé António Rebelo da Silva: “Que haja paz no mundo, no coração de todos e a saúde necessária”
Próximo artigoCâmara de Sintra atribuiu Medalha de Mérito à Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto