A Mercadona, empresa de supermercados, doou 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade em 2023 a mais de 70 entidades de cariz social, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG com as quais colabora em Portugal a partir de cada uma das suas 49 lojas e do seu Bloco Logístico na Póvoa de Varzim.

Presente em 10 distritos, o envolvimento da Mercadona não se limita à doação de bens de primeira necessidade. Ao longo do ano, a empresa participa ainda, com os seus recursos humanos e logísticos, noutras iniciativas de âmbito nacional, entre as quais se destacam as campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Banco Solidário Animal, organizada pela Animalife.

A colaboração da Mercadona nestas campanhas, desenvolvidas através da doação monetária dos “Chefes” na caixa de pagamento, em múltiplos de 1€, permite que as entidades possam adaptar as doações realizadas às suas reais necessidades, quer a nível de variedade, quer a nível de quantidade.

“É muito importante para nós, enquanto empresa, poder colaborar diariamente com cantinas socias de proximidade continuando, ano após ano, a estabelecer acordos com instituições de solidariedade social nas localidades onde estamos presentes e doando, desde o primeiro dia, bens essenciais a partir de cada uma delas”, destaca Gabriela Oliveira, Diretora de Responsabilidade Social da Mercadona, em nota enviada ao Correio de Sintra.

Com mais de 1.670 lojas entre Portugal e Espanha, a Mercadona doou um total de 23.100 toneladas de bens, o equivalente a 380.000 carrinhos de compras, que se destinaram a mais de 762 entidades sociais, das quais 215 foram integradas durante a primeira metade deste ano na rede global de instituições com as quais a empresa colabora. 

Distrito de Lisboa

Das 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade doadas ao longo de todo ano em Portugal, 90 toneladas foram entregues a instituições locais no distrito de Lisboa.

Entre elas estão as cantinas sociais com as quais a Mercadona colabora diariamente a partir de cada uma das suas 5 lojas, bem como outras entidades como o Banco Alimentar, Cáritas ou Cruz Vermelha.

Responsabilidade Social

A Mercadona mantém um compromisso constante nos locais onde está presente e promove, ano após ano, iniciativas ambientais, sociais e de governança responsáveis que impactem positivamente a sua atividade.

Neste sentido, a empresa integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas, iniciativa mediante a qual a Organização das Nações Unidas promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Da mesma forma, a Mercadona mantém ativo um Plano de Ação Social próprio com o qual, ano após ano, fortalece os seus laços com a sociedade através de valores que considera indispensáveis, como o diálogo, a transparência e a escuta ativa. Através deles, constrói relações estáveis, aposta na proximidade e estreita laços para detetar as suas necessidades específicas e fornecer soluções concretas resultantes do consenso e da compreensão mútua. No âmbito desta política, a Mercadona colabora com 762 entidades, em Portugal e Espanha, às quais em 2023 doou 23.100 toneladas de alimentos.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental. Para isso, a Mercadona dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental próprio centrado em 3 eixos principais: produção sustentável, economia circular e descarbonização.

A pensar na mobilidade sustentável do “Chefe”, a empresa já dispõe de um total de 1.350 lugares de estacionamento com Pontos de Carregamento para Veículos Elétricos localizados nos estacionamentos de mais de 500 lojas.

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