Início DESTAQUE Projeto de conceção do Sintra Cinema com ordem para avançar

Projeto de conceção do Sintra Cinema com ordem para avançar

2931

A autarquia de Sintra aprovou por unanimidade, em reunião de executivo, o trabalho vencedor da conceção do projeto para o Sintra Cinema bem como a atribuição do prémio de cinco mil euros ao concorrente selecionado.

A equipa selecionada na fase de conceção vai desenvolver o projeto até à sua fase de execução, acompanhará todo o procedimento para abertura de concurso para empreitada e toda a realização de obra até ao início do funcionamento deste equipamento.

“O Sintra Cinema deve tornar-se uma referência cultural para todo o concelho. Devolver este espaço aos munícipes é levar a cultura nas suas diferentes expressões ao encontro da população”, refere o presidente da Câmara, Basílio Horta, destacando a sua importância da reabilitação deste espaço que “vem fomentar novas vivências e a criação de uma forma de viver a Estefânia e a Portela de Sintra, como espaço das artes e da cultura em Sintra”.

Projeto para o Sintra Cinema

Estimando-se o custo total de obra em cerca de 4 milhões de euros, o conceito geral do projeto selecionado sintetiza-se em três atos: identidade, com o reforço da identidade pública; organização, legibilidade da forma exterior reflete a clareza do esquema espacial interior; e espaço público, tratando o espaço público como o verdadeiro átrio do edifício. 

No piso térreo ficará situada a antecâmara, átrio, plateia/sala multifunção, palco e pequeno jardim. O piso 1 será composto por foyer e balcão, o piso 2 servirá de piso de transição e o piso 3 albergará uma nova sala social localizada na cobertura, inclui um restaurante e espaço performativo como café concerto. O piso -1 será composto por espaços de apoio administrativo, casas de banho sociais, camarins, e salas de ensaio.

Projeto Sintra Cinema, aprovado pela autarquia de Sintra

Com a valorização do Sintra Cinema, e da sua envolvente, a Câmara Municipal de Sintra, pretende complementar a oferta cultural ao nível dos equipamentos municipais e contribuir para a requalificação urbana e para a revitalização da Portela de Sintra.

O equipamento com 1.225 m², composto por um edifício de três pisos, foi construído na década de 40 do século XX e evidencia, atualmente, um elevado nível de degradação, provocando um grande impacto em toda a zona envolvente.

Em maio de 2023, a Câmara de Sintra adquiriu o edifício do Sintra Cinema, situado na Portela de Sintra, na União das Freguesias de Sintra, num investimento de 825 mil euros.

Artigo anterior“II Encontro de Feijoadas” nos Sininhos de Morelinho
Próximo artigoAntestreia nacional do bailado Requiem no Centro Cultural Olga Cadaval