Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, no próximo domingo, dia 12 de maio, entre as 9h00 e as 17h00, no “Quartel Aberto”, promovido pelos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, um evento em que a comunidade é convidada a conhecer, por dentro, esta corporação. Para além da exposição de uma viatura de recolha específica de restos alimentares, no período da manhã, os SMAS de Sintra vão divulgar e fomentar a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, para além da sensibilização para o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis.

Visitas guiadas às instalações, simulacro de acidente de viação (às 15h00) e demonstração de suporte básico de vida são algumas das atividades programadas para este evento, que vai desvendar um pouco da atividade diária de uma corporação de bombeiros e explicar o funcionamento do quartel, permitindo a interação entre comunidade e operacionais.

A par da exposição de viatura de recolha, os SMAS de Sintra vão, mais uma vez, à semelhança do que sucede em vários eventos promovidos pelas juntas de freguesia e por outras entidades, promover o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos que, para além dos benefícios ambientais (desvio de encaminhamento dos resíduos orgânicos de aterro e a sua valorização para a produção de energia e de composto para a fertilização dos solos agrícolas), proporciona um desconto de 1€, por cada 30 dias, no tarifário dos serviços de água e resíduos dos SMAS de Sintra.

Recorde-se que, para concretizar a separação dos restos alimentares, os SMAS de Sintra disponibilizam um pequeno balde (de sete litros) e sacos verdes. Os resíduos orgânicos deverão ser colocados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão depositados nos contentores de resíduos indiferenciados. Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o tratamento, os sacos verdes são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valorização.

Artigo anteriorA PetSintra – Feira de Adoção e Bem-Estar Animal está de volta
Próximo artigoMaria Lucy homenageada pela “dedicação e trabalho incansável” na capelinha da Praia das Maçãs