O Museu da Água e Resíduos (MAR), na Ribeira de Sintra e que será inaugurado em breve, começará a ser desvendado na edição do corrente ano do Encontro de Comunicação Ambiental (PURA), que irá decorrer em Braga esta quinta-feira, dia 23 de maio, numa organização da comissão especializada da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).

Em quarta edição, o PURA 2024 vai ser subordinado ao tema “A Inteligência na Comunicação” e pretende refletir, em particular, sobre os desafios da Inteligência Artificial (IA) na esfera da comunicação empresarial. Entre a inovação e as emoções, o PURA 2024 vai ser, mais uma vez, um momento de partilha de conhecimentos e de experiências entre os profissionais da água e do ambiente.

Com um primeiro painel a questionar se a inteligência artificial é uma oportunidade ou uma ameaça, destaque, posteriormente, para a reflexão em torno da “Inteligência Emocional na Água”, onde se insere a apresentação do MAR, a cargo de Maria Helena Cardoso, chefe da Divisão de Oficina Ambiental, unidade orgânica dos SMAS de Sintra responsável pela gestão do polo museológico.

A pouco mais de um mês da inauguração do MAR, serão revelados alguns pormenores de um espaço que se pretende afirmar como uma referência ao nível da Educação e Sensibilização Ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da preservação do Ambiente.

No painel da “Inteligência Emocional da Água”, além do MAR (SMAS de Sintra), serão apresentados projetos como a “Campanha Unidos por uma Causa”, da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, a favor da UNICEF; o “Projeto Heróis da Água”, desenvolvido pela EMAS-Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja; e o “FLUI2030”, da Águas e Energia do Porto. Também o Museu da Água, da EPAL, abordará a importância de comunicar o valor da água.

Promovido pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, que integra profissionais da área da comunicação dos SMAS de Sintra, o PURA 2024 vai, assim, explorar os avanços no domínio da IA. “Vivemos numa era em que a IA desempenha um papel preponderante na transformação da comunicação”, salientam os responsáveis da comissão, que alertam que, no entanto, esta evolução ocorre com “questionamentos éticos, especialmente no que concerne à privacidade, manipulação da informação e impactos no mercado de trabalho”. “Enquanto celebramos os benefícios da IA na comunicação, não podemos ignorar o papel das emoções”, reforça ainda a comissão da APDA, que chama a atenção para a “importância das ligações humanas e da empatia”.

“Neste encontro, abordaremos os desafios da IA na comunicação, destacando a necessidade imperativa de transparência e ética nas decisões tomadas por sistemas automatizados”, concluem os organizadores do evento, que também estará atento às “questões relacionadas com a proteção dos direitos individuais e a inclusão digital”.

Entre os oradores, destaque para as intervenções de Rui Passo, vice-presidente e responsável da área da Inovação e Tecnologia do Sport Lisboa e Benfica, e José Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.

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