Urgência referenciada não significa urgência encerrada. Saiba o que
esperar e como proceder.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra funciona em rede com as restantes unidades hospitalares da Região de Lisboa e Vale do Tejo, seguindo as orientações da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde, preconizadas para o atendimento de utentes adultos ou em idade pediátrica que se encontrem numa situação urgente e/ou emergente.

Atualmente, os Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e a Urgência de Pediatria funcionam como urgência referenciada. É necessário reter que, no contexto de Urgência referenciada, a Urgência mantém-se a funcionar e os/as doentes são admitidos/as de acordo com os seguintes critérios:

• quando encaminhados/as pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e após confirmação de disponibilidade de vagas do Hospital;

• quando referenciados/as pela linha SNS 24 (808 24 24 24);

• quando encaminhados/as por outras instituições de Saúde (Hospitais);

Na Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, a Urgência Pediátrica funciona desde fevereiro de 2024, durante o período noturno, como Urgência Pediátrica Referenciada. O novo modelo de funcionamento mantém o atendimento durante o período diurno (das 8h00 às 20h00), sem alterações.

Considerada a segunda maior urgência pediátrica da Região de Lisboa e Vale do Tejo, a Urgência Pediátrica da ULS Amadora/Sintra tem, em média, cerca de 60 mil episódios por ano, dos quais, segundo o Protocolo de Manchester, mais de 70 por cento são triados como: pouco urgente» ou «não urgente» (prioridades verde ou azul).

As alterações da Urgência Pediátrica do HFF permitem o funcionamento desta unidade 24 horas por dia, garantindo melhores condições de atendimento aos/às doentes pediátricos que aqui se dirigem. Aos/Às doentes pediátricos/as “não urgentes” poderá ser garantido o atendimento, em consulta de doença aguda pediátrica, no prazo máximo de 24 horas.

Antes de deslocar-se a qualquer unidade de saúde, contacte: SNS 24 (808 24 24 24). Em situações de emergência, o contacto deverá ser realizado diretamente para o número: 112. Através destas linhas dedicadas, poderá receber todo o apoio especializado e encaminhamento para a unidade mais apropriada, acionando, se necessário, o transporte em viatura médica até à unidade hospitalar mais próxima.

É necessário lembrar que uma situação de doença aguda pode muitas vezes ser resolvida com o apoio das equipas de família dos cuidados de saúde primários, sem necessidade de recorrer ao hospital. Por isso, numa situação urgente ou emergente, contacte a sua unidade de saúde (centro de saúde ou unidade de saúde familiar), beneficiando de uma solução de proximidade. Ao dirigir-se ao centro de saúde ou unidade de saúde familiar, o/a seu/sua médico/a de família ou outro médico assistente da unidade pode orientar a sua situação e assegurar o diagnóstico e tratamento.

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