Início AML Penedo recebe prova de Downhill Urbano

Penedo recebe prova de Downhill Urbano

1665
Penedo recebe prova de Downhill Urbano

Pelo segundo ano consecutivo, a zona envolvente do Reservatório do Penedo, em Colares, vai receber uma prova de Downhill Urbano (DHU), este domingo, dia 30 de junho, entre as 09h30 e as 17h30, prova que pode acompanhar em direto no YouTube dos SMAS de Sintra, a partir das 14h00.

Sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo, a prova vai consagrar os campeões regionais de Lisboa da modalidade, contando com a participação de atletas de cinco categorias: Escolas, Competição, Open (não federados), E-Bikes e Open E-Bikes (não federados).

Com partida da Rua do Caminho do Moinho e chegada na Travessa da Azenha, a aldeia do Penedo volta a ser palco de uma prova que promete muita competitividade e adrenalina, num percurso com cerca de 800 metros, que vai obrigar ainda à interdição de trânsito na Rua Júlio Dinis Firmino (entre Casas Novas e Rua da Sobreira), no Caminho do Moinho e na Rua Alto do Tanque Novo.

Com o secretariado da prova a funcionar das 08h30 às 18h00, os treinos obrigatórios vão decorrer entre as 09h30 e as 12h00, com a manga de qualificação a ter lugar das 14h00 às 15h00 e a manga final agendada para o período entre as 15h30 e as 16h30.

O Downhill é uma vertente do BTT que consiste num contrarrelógio em descida, em que o ciclista atravessa uma sucessão de trilhos rápidos e passagens muito técnicas, que obriga a enfrentar raízes de árvores, amontoados de terra, lombas, saltos e outros obstáculos naturais, podendo atingir velocidades na ordem dos 80 km/h. Quando disputado em contexto urbano e não na terra, a competição assume a designação de Downhill Urbano.

O Penedo/Sintra 2024 é uma prova que integra a Taça de Portugal de DHU, numa competição organizada pela Câmara Municipal de Sintra, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e Associação de Ciclismo de Lisboa, que conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Colares.

As cerimónias protocolares realizam-se às 17h00. A prova vai poder ser acompanhada em direto no YouTube dos SMAS de Sintra, a partir das 14h00.

As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (27 de junho) em: https://www.fpciclismo.pt/prova-inscrever/dhu-sintra—taca-portugal-dhu-1-inscrever

Fotografia: JCS

Artigo anteriorMercado da Estefânia recebe ExpoSintra – Feira de Artesanato
Próximo artigo“Bailado em seteais” regressa a Sintra