Início AML BCE reunido na Penha Longa em Sintra

BCE reunido na Penha Longa em Sintra

65
Penha Longa, Sintra | Foto: Penha Longa

As principais figuras dos bancos centrais voltam a juntar-se entre segunda e quarta-feira, depois do anúncio do primeiro corte de juros na zona euro, em quase cinco anos.

O tema desta edição é “Política monetária numa era de transformação”, com os responsáveis dos bancos centrais a discutir sobre a entrada num novo ciclo de corte de juros, com a inflação já estável na maioria das economias.

O programa do primeiro dia arranca no final da tarde desta segunda-feira e vai contar com um discurso introdutório da presidente do BCE, Christine Lagarde.

Já na terça-feira, os trabalhos começam com uma discussão sobre a ascensão e queda da inflação na zona euro, conduzida por Luis de Guindos, vice-presidente do BCE, passando depois para uma sessão sobre a economia da biodiversidade, com Frank Elderson, membro do Conselho Executivo do BCE.

Para a tarde estão previstos dois painéis, sendo o primeiro coordenado por Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do BCE, focado nos choques geopolíticos, e o segundo terá algumas das principais figuras de destaque da política monetária: Roberto Campos Neto, governador do Banco Central do Brasil, Christine Lagarde e Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos EUA.

O último dia arranca com uma sessão sobre os ciclos de política monetária, com Luís de Guindos, seguindo-se uma discussão sobre os ciclos de taxas e uma sessão sobre a produtividade da área do euro no curto e no longo prazo, com Piero Cipollone, membro do Conselho Executivo do BCE.

Artigo anteriorTribunal de Sintra absolve polícia de agressões a Cláudia Simões
Próximo artigoPortugal está nos “quartos de final” ao vencer a Eslovénia nos penáltis