Ana Isabel Pacheco Valente, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Sintra, é a nova presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Ramalho, após a anterior presidente, Rosário Farmhouse ter pedido para cessar funções, em julho deste ano.
“Face à vacatura do lugar, considerou-se necessário e urgente proceder à designação da nova presidente da CNPDPCJ, a fim de garantir o normal e eficaz funcionamento deste organismo público”, justifica numa nota o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, ao jornal Público que avança a notícia.
Nota biográfica:
Ana Isabel Pais Pacheco Valente, nascida em 26 de março de 1962 e é licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa (1979-85) e Mestranda em Gestão e Políticas Públicas pelo ISCSP.
– Pós-Graduada em Fiscalidade Avançada pela Universidade Católica de Lisboa.
– Gestora Tributária e Aduaneira da Autoridade Tributária e Aduaneira, exercendo funções na Direção de Serviços de Consultadoria Jurídica e Contencioso.
– No âmbito da sua atividade profissional, teve diversas colaborações no plano internacional (OCDE e Programa FISCALIS).
– Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Emprego nos XIX e XX Governos Constitucionais (2013-2015).
– Vereadora (oposição) na Câmara Municipal de Sintra no mandato de 2021/2025.
– Deputada Municipal na Assembleia Municipal de Sintra nos mandatos de 2005/2009, 2013/2017, 2017/2021, tendo sido coordenadora do grupo político do PPD/PSD entre 2013 e 2021.
– Membro da Assembleia de Freguesia de Queluz entre 1993 e 2005.
– Secretária-Geral Adjunta dos TSD – Trabalhadores Sociais Democratas, estrutura autónoma de trabalhadores do Partido Social Democrata.
– Membro da Direção (Board) da EUCDW, estrutura de trabalhadores do Partido Popular Europeu.
– Presidente da Secção Concelhia de Sintra do PSD (2018/2020).
– Presidente da Mesa da Assembleia de Militantes da Secção de Sintra do PSD.