Fonte da Sabuga, no Centro Histórico de Sintra

“Os Amigos da Vila Velha”, no Centro Histórico de Sintra levaram “mais uma vez” uma amostra da água da fonte da Sabugo, ao Instituto Nacional de Saúde, para analisar a sua qualidade e acabam de publicar na sua página de Facebook, os resultados que confirmam, estar “imprópria” para o consumo humano.

“Conforme resultados que recebemos após as análises por nós requeridas Relatório 545547), a água da fonte da Sabuga não está própria para consumo”, alertam os Amigos da Vila Velha, partilhando os resultados obtidos.

“O consumo de água da Fonte do Sabugo, diz-nos que pode originar doenças ou progredir algumas em pessoas com sistema imunitário baixo”, alerta a entidade de saúde. “Após retirarem os azulejos já tínhamos avisado a Câmara Municipal de Sintra que o mais importante era a água”, recordam os Amigos da Vila Velha de Sintra.

Mas conforme relatório enviado por este organismo, “os valores de bactérias na água da fonte que deviam estar a zeros, mas são superiores a “201′” NMP/100ml”, chamam a atenção os Amigos da Vila Velha, que resolveram partilhar esta informação com a população. Dizer que “toda a vida bebi daquela água”, já não é argumento, porque os resultados confirmam, “água não controlada”.

Os Amigos da Villa Velha de Sintra, disponibilizaram os documentos enviados ao Instituto Nacional da Saúde e os resultados obtidos por esta consulta, sobre a qualidade da água da Fonte da Sabuga, no Centro Histórico da Vila de Sintra.