“Os Amigos da Vila Velha”, no Centro Histórico de Sintra levaram “mais uma vez” uma amostra da água da fonte da Sabugo, ao Instituto Nacional de Saúde, para analisar a sua qualidade e acabam de publicar na sua página de Facebook, os resultados que confirmam, estar “imprópria” para o consumo humano.
“Conforme resultados que recebemos após as análises por nós requeridas Relatório 545547), a água da fonte da Sabuga não está própria para consumo”, alertam os Amigos da Vila Velha, partilhando os resultados obtidos.
“O consumo de água da Fonte do Sabugo, diz-nos que pode originar doenças ou progredir algumas em pessoas com sistema imunitário baixo”, alerta a entidade de saúde. “Após retirarem os azulejos já tínhamos avisado a Câmara Municipal de Sintra que o mais importante era a água”, recordam os Amigos da Vila Velha de Sintra.
Mas conforme relatório enviado por este organismo, “os valores de bactérias na água da fonte que deviam estar a zeros, mas são superiores a “201′” NMP/100ml”, chamam a atenção os Amigos da Vila Velha, que resolveram partilhar esta informação com a população. Dizer que “toda a vida bebi daquela água”, já não é argumento, porque os resultados confirmam, “água não controlada”.
Os Amigos da Villa Velha de Sintra, disponibilizaram os documentos enviados ao Instituto Nacional da Saúde e os resultados obtidos por esta consulta, sobre a qualidade da água da Fonte da Sabuga, no Centro Histórico da Vila de Sintra.