OS Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão marcar presença, com um stand próprio, no Sintra Bodyboard Pro Fest, que vai decorrer na Praia Grande, entre 3 e 8 de setembro.

Enquanto os melhores atletas da modalidade disputam os títulos mundiais nas categorias masculina e feminina, as questões ambientais estarão no centro das atenções, com a apresentação da exposição “Reciclagem e Resíduos” e a dinamização de atividades lúdico-pedagógicas, em articulação com ações dinamizadas pela autarquia sintrense.

A construção de escultura com resíduos recolhidos nas praias e a realização de ações de limpeza do areal, nos dias 3 e 7 de setembro, pelas 16h00, são algumas das atividades programadas e que vão ter lugar na Praia Grande.

Com Sintra a assumir-se, pelo 28.º ano consecutivo, como a capital mundial do bodyboard, o Sintra Pro Fest vai aliar o desporto ao ambiente, com a dinamização de atividades lúdico-pedagógicas de sensibilização para as temáticas ambientais, com destaque para a exposição “Reciclagem e Resíduos”, que consciencializa a comunidade para a deposição correta dos resíduos. Em destaque, ainda, a divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis.

Através do jogo “Viver a Água”, os participantes serão sensibilizados para a importância da água e do uso eficiente deste recurso vital, para além de promover o conhecimento sobre os ecossistemas marítimos e consciencializar para a problemática das alterações climáticas e a influência no planeta.

Os SMAS de Sintra associam-se ainda ao Sintra Bodyboard Pro Fest com a realização de uma exposição evocativa das 27 edições já realizadas, que estará patente no MAR-Museu da Água e Resíduos entre 3 de setembro e 6 de outubro, que apresenta, entre outras atrações, os cartazes de divulgação da competição, diverso material de merchandising e permitirá assistir a vídeos com alguns dos melhores momentos.

Com a disputa dos títulos mundiais nas categorias masculina e feminina, as ondas da Praia Grande vão, mais uma vez, atrair atenções à escala planetária. Na competição open masculina, os quatro candidatos são o espanhol Armide Soliveres (que depende apenas de si próprio para se consagrar em Sintra), os brasileiros Gabriel Braga e Moisés Silva e o francês (que reside no nosso país) Pierre Louis Costes.

Na vertente feminina, por seu turno, “o mano a mano” será entre a campeã mundial, a japonesa Sari Ohara (que conquistou o título na Praia Grande no ano passado) e a brasileira Maira Viana (atual líder do ranking), sem esquecer a participação de atletas lusas como a campeã nacional Teresa Padrela, a ex-campeã mundial Joana Schenker ou a ex-campeã nacional Filipa Broeiro.

O Sintra Pro Fest é organizado pela Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra, pela Câmara Municipal de Sintra e pelos SMAS de Sintra e conta para o Circuito Mundial de Bodyboard IBC.