A Câmara de Sintra aprovou a renovação de um protocolo que permite dar continuidade ao projeto Sintra Inclui, num investimento no valor de 77 mil euros.
O programa é dirigido a jovens com incapacidades intelectuais a concluir a escolaridade obrigatória, ou que já terminaram e se encontram desocupados. O Sintra Inclui visa facilitar a integração socioprofissional dos jovens com deficiência ou incapacidade, construindo uma rede comunitária de apoio capaz de criar respostas no sentido da promoção da sua autonomia, realização pessoal e autodeterminação.
O Sintra Inclui, projeto levado a cabo pela autarquia em colaboração com a Associação Pais em Rede, concretiza-se em duas vertentes: a primeira através do apoio a alunos com o Plano Individual de Transição em meio escolar e ainda no reforço da autonomia e independência do jovem/adulto e através da colocação em atividades profissionais ou socialmente úteis, incluindo atividades de voluntariado na comunidade.
Criado em 2014, o Sintra Inclui resulta da preocupação da autarquia e da Associação Pais em Rede em encontrar respostas e dar apoio a pessoas com necessidades especiais.
Fotografia: CMS