Início Agenda Sintra promove Jornadas Europeias do Património com atividades gratuitas

Sintra promove Jornadas Europeias do Património com atividades gratuitas

385
Quinta de Monserrate, Sintra | Foto: PSML

As Jornadas Europeias do Património, realizam-se nos 20 a 22 de setembro, com a realização de diversas atividades gratuitas que promovem a descoberta da riqueza e diversidade do Património cultural e artístico de Sintra.

O tema deste ano “Rotas, Redes e Conexões”, representa uma oportunidade de reflexão sobre aquilo que nos une e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar a diversidade do património cultural europeu.

Todas as atividades são gratuitas, mas requerem marcação prévia.

PROGRAMA

20.SET
21h00 | Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme
HOMENAGEAR O PATRIMÓNIO MUSICAL DE ABRIL

DUO DE GUITARRAS
Concerto com Ricardo Gama e João Correia

Homenagem às músicas que fizeram o 25 de abril, através de uma nova abordagem, apresentadas em formato instrumental pela Guitarra Portuguesa de Ricardo Gama e a Guitarra Clássica de João Correia, de forma a aliar a tradicionalidade do duo de guitarras à intemporalidade da música de abril e, com esta união, homenagear esse Património musical.
Destinatários: Público em geral, gratuito mediante marcação por e-mail.

21.SET
09h30 | Da Peninha ao Sítio Arqueológico do alto da Vigia
ROTEIRO SINTRA SACRA

Com início na Peninha, local onde serão abordados os mitos da Antiguidade sobre a impressiva paisagem costeira, prosseguindo, depois, para o sítio Arqueológico do Alto da Vigia (Praia das Maçãs), local do Santuário Romano dedicado ao Sol, Lua e Oceano.
Destinatários: Público em geral, gratuito mediante marcação pelo telefone 219 232 608 ou ou e-mail.

15h00 | MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
OS RELÓGIOS DE SOL ESTÂO SEMPRE CERTOS
Conferência pelo Professor Nuno Crato


No âmbito do encerramento da exposição fotográficaTEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra.
Esta conferência será mais um importante passo em direção ao conhecimento do singular Património dos Relógios de Sol, carregado de história e de simbologia, que conjuga a técnica da cantaria com dois ramos fundamentais do saber: a astronomia e a matemática.
Tendo como base estas duas ciências, serão abordados temas como a origem dos relógios de sol, os seus fundamentos, o seu funcionamento e as suas diferentes tipologias.
Destinatários: Público em geral, gratuito mediante marcação através do telefone 219 232 608 ou e-mail.

17h30 | Jardim da Tília, junto ao Palácio Nacional de Sintra
SONS DO PARIMÓNIO
Concerto pelo Coral Allegro


Concerto onde atuações musicais cuidadosamente selecionadas serão intercaladas com intervenções de especialistas em património cultural, história e artes. Cada “andamento” do concerto focará diferentes temas relacionados com Sintra, desde a sua arquitetura ímpar e paisagens naturais, até às suas tradições e figuras históricas marcantes, proporcionando ao público uma experiência cultural rica e educativa.
Destinatários: Público em geral, gratuito mediante marcação através do telefone 219 236 110 ou e-mail.

22.SET
10h00 | Do Palácio Valenças aos Jardins do Palácio de Seteais
ROTEIRO QUEIROSIANO

Tendo n’ “Os Maias”, o livro mais reconhecido e aclamado de Eça de Queirós, o ponto de partida e de inspiração já que a sua ação passa por Sintra, vila romântica por excelência, este roteiro convida a uma deambulação por alguns dos locais referidos na obra que são, quase, personagens de valor próprio na obra de Eça.
Com ponto de partida no Palácio Valenças e passagem pelos Hotéis Nunes, Vítor e Lawrence’s, o percurso terminará nos sumptuosos jardins do Hotel de Seteais.
Destinatários: Público em geral, gratuito mediante marcação através do telefone 219 236 110 ou e-mail.

19h00 | Forno – Espaço Cultural, Rio de Mouro
TRIBUTO A ZECA AFONSO – MARIMBA & VIOLONCELO
Concerto com Márcio Pinto e Catarina Anacleto

Músicas de Zeca Afonso interpretadas por instrumentos singulares, aliando o exotismo do toque da marimba e o virtuosismo do violoncelo.
A marimba de Márcio Pinto acolhe o som prodigioso do violoncelo de Catarina Anacleto, numa união invulgar que reinterpreta a obra de José Afonso, num tributo de sensações que promete arrebatar os fãs da obra do trovador da liberdade.
Este concerto constitui uma boa maneira de homenagear Zeca Afonso e de potenciar o valor imenso do património que nos deixou. Destinatários: Público em geral, gratuito mediante marcação por e-mail.