Regimento de Artilharia Antiaérea n.º1 de Queluz assinala 36.º aniversário

Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1 de Queluz (RAAA1) assinalou esta terça-feira, 8 de outubro, 36 anos evento presidido pelo Diretor Honorário da Arma de Artilharia, Tenente-General Morgado Baptista.

A Parada General Themudo Barata foi palco da Cerimónia Militar comemorativa do 36.º Aniversário do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1, evento presidido pelo Diretor Honorário da Arma de Artilharia, Tenente-General Morgado Baptista.

Integrado no programa das comemorações do 36º aniversário do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1, na noite de 08 de outubro, o Palácio Nacional de Queluz abriu a sala do Trono para um concerto da Banda Sinfónica do Exército (BSE).

Sob a direção musical do Tenente CBMus Renato Tomás, a Banda do Exército presenteou a população de Queluz, os convidados do Regimento e várias entidades locais com um espetáculo musical, onde se destacou a sentida homenagem ao falecido 1º Sargento Cláudio Panta Nunes, antigo membro da BSE.

Entre as várias entidades civis presentes, neste momento musical, com destaque ainda para presença e a grande adesão dos familiares dos militares da BSE e do RAAA1.

Para além da Cerimónia Militar, o programa das comemorações incluiu o lançamento do “Boletim da Artilharia Antiaérea” e a apresentação da reedição do livro “O Palacete da Arcada”, obra apresentada pelo Major-General Vieira Borges, por ocasião da celebração dos 230 anos de existência da infraestrutura que foi parte integrante do que é hoje o Palácio Nacional de Queluz.

Recorde-se, em 1988, o Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1 assumiu a herança histórica de diversas unidades, nomeadamente do Comando de Artilharia de Defesa Antiaérea de Lisboa, cuja criação remonta a 1 de outubro de 1943, assim como do Regimento de Artilharia Antiaérea Fixa, do Regimento de Artilharia Costa e do Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais

Correio de Sintra com o RAAA1
Fotografias: RAAA1