Alagamares apresenta de obra de Vítor Adrião, "Carvalho Monteiro - Regaleira de Sintra"

A Alagamares-Associação Cultural, promoveu uma sessão de apresentação na Casa do Teatro em Sintra, a obra de Vítor Manuel Adrião, “Carvalho Monteiro (Regaleira de Sintra)”, da editora Espiral, com a presença do autor e editor da obra e apresentação do historiador e escritor, João Rodil.

Fruto do trabalho de investigação de vários decénios por parte do autor, esta obra é dedicada à personalidade singular do mentor da Quinta da Regaleira, em Sintra, António Augusto Carvalho Monteiro.

Rico herdeiro de negócios no Brasil, onde aliás nasceu, filho de comerciantes de Oliveira do Hospital, camoniano e católico fervoroso, este monárquico filantropo, benemérito do Teatro de S. Carlos ou do Jardim Zoológico de Lisboa, deixou e, Sintra o seu maior legado material, a Quinta da Regaleira.

“Nesta obra, Vítor Manuel Adrião desconstrói a imagem esotérica e mística que desde os anos noventa envolve aquele espaço, para muitos simbólico e mítico, para outros produto cénico da vontade de Carvalho Monteiro e de Luigi Manini, o cenógrafo italiano que foi buscar ao Buçaco e que tão bem interpretou o espirito do lugar, hoje parte do imaginário sintrense”, escreve a Alagamares.

“Longe das interpretações macónicas ou rosa crucianas, dos túneis espectrais a que as brumas de Sintra apelam, para o autor, é sobretudo o simbolismo cristão e profundamente português que em pedra ali ficou para sempre registado”, pode ler-se.