Feira das Mercês, com Sérgio Rossi e Quim Barreiros

Sérgio Rossi e Quim Barreiros atuam este fim de semana na Feira das Mercês, uma das mais antigas feiras saloias da região de Lisboa, com entrada gratuita. Sérgio Rossi sobe ao palco esta sexta-feira, às 22h00 e no sábado, à mesma hora, é a vez de Quim Barreiros.

A Feira das Mercês realiza-se em terrenos da Quinta da Tapada, até domingo e oferece uma variedade de atividades que incluem a gastronomia típica da região, como é o caso da carne de porco à Mercês, a pera parda ou codorno, o leitão de Negrais e a água pé, mas também apresentações de grupos folclóricos, música popular portuguesa.

Neste último fim de semana, (de 18 a 20 de outubro), destaque para a atuação da Orquestra de Foles (sexta às 19h00); Encontro de Folclore: (sábado, às 15h00); apresentação de Teatro D. Roberto, pela Companhia Fio de Azeite: (sábado, às 17h30).

No domingo (20), a Feira das Mercês encerra a partir das 15h00 com a realização de uma Missa e Procissão em Honra de Nossa Senhora das Mercês.

Esta feira saloia é organizada pela Câmara Municipal de Sintra, em parceria com as Juntas de Freguesia de Algueirão – Mem Martins e de Rio de Mouro.

O evento tem o seguinte horário:
dias 11 e 18 de outubro (17h00 às 24h00);
dias 12 e 19 (10h00 às 24h00);
dia 13 (10h00 às 23h00);
dia 20 (10h00 às 21h30).

A Feira das Mercês instituída no séc. XVIII em terrenos da Quinta da Tapada pertencentes ao Marquês de Pombal, desde sempre ocupou o mesmo espaço.

Segundo a tradição, terá tido origem num antigo mercado de escravos, no entanto, a mais antiga referência documental conhecida relativa à sua existência diz respeito à Memória Paroquial de 1758, onde é referida como sendo uma feira franca anual, que tinha lugar numa zona despovoada, nos últimos dois domingos de outubro.

Ali acorriam os saloios no mês de outubro para vender os excedentes das suas produções, para comprar géneros alimentícios, para lazer, para a contratação de mão de obra e ainda para encontrar parceiro para namorar no Muro do Derrete.