João, residente no Cacém (Sintra) faleceu em 2020, contava apenas 16 anos. Antes de partir, doou à Operação Nariz Vermelho uma camisola da Seleção Nacional de Futebol, assinada por todos os jogadores que fizeram parte do torneio que se realizou na Rússia (2018), para que a instituição pudesse chegar a mais crianças hospitalizadas.
Quatro anos depois, a Campanha Operação Nariz Vermelho (ONV) está na rua para concretizar o desejo do João. A ´Camisola Mais Valiosa do Mundo´ assim se designa a campanha de angariação de fundos que é também uma homenagem ao sonho deste jovem que passou 14 anos da sua vida, no hospital, criando uma ligação muito próxima com os “Doutores Palhaços”.
O coração desta campanha que arrancou no dia 21 de outubro e termina a 31 de dezembro, tem o objetivo de angariar donativos para alargar o programa de visitas dos “Doutores Palhaços” a mais serviços pediátricos e a mais hospitais no país, e divertir as crianças que, tal como o João, passam grande parte do seu tempo de vida, hospitalizadas.
Os donativos podem ser feitos por residentes em Portugal e no estrangeiro, diretamente no site da campanha, (www.acamisolamaisvaliosadomundo.pt) e o montante mínimo de donativo é de 1 euro.
“Queremos, acima de tudo, honrar a memória do João, que, no fim da sua tão breve vida, nos deixou um objeto tão importante para ele. Através da camisola do João, vamos angariar fundos para garantir a continuidade do nosso programa de visitas nos serviços e hospitais onde já estamos e também expandi-lo a outros, onde os Doutores Palhaços vão passar a receitar alegria”, refere Anabela Possidónio, general manager da Operação Nariz Vermelho.
“Se conseguirmos, de facto, tornar a camisola do João a mais valiosa da história, vamos conseguir levar alegria a 90% das crianças internadas no SNS”, vincou.
A Operação Nariz Vermelho (ONV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), cuja principal missão é assegurar de forma contínua um programa de intervenção nos serviços pediátricos de 21 hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Conta, atualmente, com uma equipa de 35 “Doutores Palhaços” com formação específica e 21 profissionais nos bastidores.
Tornar o sonho do João uma realidade é importante para continuar a levar sorrisos às crianças hospitalizadas. É o legado do João.
Artigo em destaque na edição desta semana do
Jornal Correio de Sintra