A atriz brasileira Regina Duarte inaugurou no Palácio Biester, em Sintra a sua primeira exposição internacional individual de pintura “Fases e Faces” resultado de trabalho desenvolvido ao longo de mais de quarenta anos, “nos bastidores da sua própria vida”.
A exposição com curadoria de Ana Carolina de Villanueva, responsável pela Luka Art Gallery, contou com a presença da atriz, sempre muito solicitada e acarinhada pelo público português e brasileiro que fez questão de estar presente.
“Eu acabei por me interessar pelas artes plásticas. Desenhar, pintar e dar um prolongamento de vida. Comecei a desenhar enquanto decorava texto. As duas coisas juntas”, refere Regina Duarte, lembrando que o seu primeiro quadro “foi sobre a família num domingo de Páscoa. Sentada, olhei para uma foto e fiz um quadro”, conta. Mais tarde, Regina resolveu retomar a pintura, “mais a sério” beneficiando de algumas aulas no sentido de apurar técnicas e afinar a sua performance artística.
(…) Temos que buscar alguma coisa que nos dê prazer e alegria, senão a vida fica estranha e com a idade passei a interessar-me mais pelas artes plásticas” — Regina Duarte





(…) “Temos que nos ocupar, senão é muito angustiante envelhecer” — Regina Duarte
A pintura é resultado da trajetória da sua vida. “Temos que nos ocupar, senão é muito angustiante envelhecer. Não é fácil. Temos que buscar alguma coisa que nos dê prazer e alegria, senão a vida fica estranha e com a idade passei a interessar-me mais pelas artes plásticas”, obras que podem ser apreciadas em pintura a óleo, pastel e lápis de cor, colagens de botânica entre outros.
“A arte sobrepõe-se às censuras, ideologias e divisões de opiniões e prova, nesta exposição, a verdadeira essência de respeito e reconhecimento de uma artista”, explica Ana Carolina de Villanueva.
“Na expressão livre de pintura a óleo sobre tela, predominantemente figurativa, Fases e Faces faz a tradução, emoção e intensidade, tal qual como quem a assina: vibrante, autêntica, revigorada e verdadeiramente Regina Duarte”.
(…) vibrante, autêntica, revigorada e verdadeiramente Regina Duarte” — Ana Carolina de Villanueva

Entre tantas Fases da vida da atriz que o público português conhece e reconhece pela televisão, entre tantas personagens interpretados, Regina Duarte apresenta-se agora numa Face da sua vida, nunca antes vista e que merece o aplauso do público.
Aos 78 anos, Regina Duarte está agora muito focada nas artes plásticas, uma paixão antiga que se foi consolidando ao longo da sua vida. A artista lançou o website Regina das Artes, onde apresenta e comercializa as suas criações.
A exposição tem curadoria de Ana Carolina de Villanueva, responsável pela Luka Art Gallery, no Palácio Biester, Estrada da Pena, 18, em Sintra e pode ser visitada até 15 de junho, das 10h00 às 18h00.
Fotografia: Correio de Sintra com Sintra Noticias









