Com apenas 17 anos, Rúben Teixeira é já um nome promissor no mundo do Kempo. Desde os 11 que se dedica à arte marcial com uma paixão difícil de explicar, mas fácil de sentir. Representando atualmente a WFT – We Fight Together o Rúben vive o Kempo. Mais do que uma modalidade desportiva, é um estilo de vida.
Tudo começou em 2019, quando a sua antiga equipa se uniu à Federação Portuguesa Lohan Tao Kempo. Dois anos depois, ao integrar a WFT, sentiu finalmente que “tinha encontrado a sua verdadeira casa”. E a partir daí, nunca mais parou. “Para mim, o Kempo é a minha paixão e já não consigo viver sem isto”, confessa o atleta de Casal de Cambra. O seu maior objetivo? Representar Portugal e tornar-se campeão do mundo. E está bem lançado.
Em 2025, conquistou o 2.º lugar na disciplina de Full Kempo no Campeonato do Mundo da IKF, no seu primeiro combate internacional nessa categoria. “Foi o meu terceiro combate de Full da carreira, e o primeiro internacional. Foi um orgulho enorme representar a seleção”, recorda com alguma emoção e um brilhinho nos olhos.
Os pais são o seu suporte, seja nas deslocações, nos sacrifícios ou no apoio financeiro, já que ainda não conta com patrocínios nem o apoio da autarquia. “Tenho muita sorte em tê-los do meu lado”, diz. Os amigos e colegas também são uma fonte de força. “O encorajamento deles faz a diferença”, reconhece Rúben.
Perfeccionista assumido, é o foco, a disciplina e a vontade de ser melhor a cada dia que o empurram para a frente. “Quero que, quando estiver em combate, não restem dúvidas de que sou o melhor naquele tatami”, afirma Rúben Teixeira, que tem como ídolo o seu treinador, Ricardo Oliveira: “Foi um grande atleta e é uma lenda viva no kempo, sendo seis vezes campeão do mundo e é ele que constantemente puxa para mim, sempre com o intuito de me fazer melhorar e crescer como atleta”, sublinha. E se a vida profissional lhe sorrir, não tem dúvidas. “Se puder ser profissional no Kempo, não vou deixar escapar a oportunidade”.
Mas os sonhos de Rúben não acabam no ringue. Quer estudar Direito e ser advogado, um objetivo que mantém desde pequeno. E claro, também sonha ser treinador, para passar o conhecimento de tudo o que aprendeu. “Quando ensino, dizem que tenho jeito. Acho que é algo que quero muito fazer.”
A mensagem que deixa a outros jovens é simples: “Façam aquilo que vos apaixona. Treinem por vocês, não para agradar ninguém. E quando chegar o momento, (a hora H) tenham fogo nos olhos. Têm de chegar lá e pensar, não há hipóteses, isto é, meu”.
E afinal, é feliz? “Sim. Adoro o que faço. Tenho o apoio certo. Tenho tudo o que podia pedir.” Mais do que um campeão em ascensão, Rúben Teixeira é o exemplo vivo de que, com paixão, foco e coragem, tudo é possível.
Rúben Teixeira: Foco, paixão e o sonho de ser campeão do mundo
Um pouco por todo o concelho de Sintra, há jovens talentosos que brilham no desporto, na ciência ou em mil outras paixões que abraçam com entusiasmo. Destacam-se pelo seu empenho, criatividade e determinação, tantas vezes longe dos holofotes.









