Joana Silva, tem 15 anos e já soma cinco de dedicação intensa na patinagem artística no Hockey Clube de Sintra. O talento e a determinação desta jovem atleta não passam despercebidos e fazem-na sonhar com voos cada vez mais altos.
“Sempre gostei muito de andar de patins até que descobri que umas vizinhas minhas faziam patinagem artística. Então também decidi experimentar”, conta Joana, revelando como deu os primeiros passos na modalidade que hoje ocupa um lugar central na sua vida.
Desde então, os treinos tornaram-se rotina e as competições uma motivação extra. E, claro, também há momentos de glória: “Sempre que uma prova ou torneio corre bem, sinto-me bastante orgulhosa e feliz comigo mesma, pois mostra como os meses de treino valeram a pena”.
A par do talento, Joana destaca o papel fundamental do apoio emocional e logístico da família e amigos. “São essenciais no meu desempenho. Estão sempre disponíveis para me apoiar, principalmente quando um treino não corre bem. E os meus pais têm sido incansáveis. Sem a dedicação deles nada disto seria possível”, reconhece.
Entre as qualidades que considera essenciais para singrar no desporto, Joana aponta a disciplina, o foco e a persistência. “A dedicação é fundamental para conseguirmos atingir os nossos objetivos”, afirma. Como inspiração, refere a patinadora Madalena Costa, que admira pela forma como “patina e se mantém focada nos seus objetivos”.
Apesar do amor pela patinagem, Joana não prevê seguir carreira profissional na modalidade. Ainda assim, tem os pés bem assentes na terra — e o coração cheio de sonhos por descobrir. “Ainda não sei o que gostava de fazer quando acabar a escola”, admite com a naturalidade de quem ainda tem tempo para escolher o caminho.
Para os jovens da sua idade, Joana deixa uma mensagem: “Façam aquilo de que gostam. Encontrem um desporto que vos apaixone, pois é algo fundamental na vida. Mesmo quando as coisas não correm bem, o importante é nunca desistir e ganhar forças para continuar”.
Questionada sobre a felicidade, não hesita: “Sim, sou feliz. Tenho amigos e família que estão sempre comigo e pratico um desporto que adoro. Não posso pedir mais nada. Claro que sou feliz”, remata.
Joana Silva com patins nos pés e sonhos no coração
Um pouco por todo o concelho de Sintra, há jovens talentosos que brilham no desporto, na ciência ou em mil outras paixões que abraçam com entusiasmo. Destacam-se pelo seu empenho, criatividade e determinação, tantas vezes longe dos holofotes.









