“Junho é das Crianças” é o nome da rubrica anual do Teatro Efeméro como forma de celebrar o Dia da Criança.
Como tal, ao longo deste mês de junho, o Forno – Espaço Cultural, em Rio de Mouro, recebe três peças de teatro dirigidas ao público infantojuvenil e famílias.
A primeira sessão acontece já no dia 1 de junho, pelas 16h, com a apresentação de “Ulisses” pelo Musgo Produção Cultural. Neste espetáculo, uma atriz assume o palco sozinha, que, em jeito de contação de histórias, nos guia pelo regresso de Ulisses desde o fim da guerra de Tróia. “Do incrível encontro com Polifemo, o monstro de um só olho, a descida ao Hades, o mundo dos mortos, à ilha das sereias e o grande cavalo de Tróia, os episódios sucedem-se numa vertigem que faz resumir dez anos em menos de nada.”, lê-se na sinopse.

No dia 15 de junho, pelas 16h, é a vez do Teatro Efémero subir a palco para apresentar “A pensar é que se fala”. “Alice, uma jovem aventureira, fala-nos sobre a história de duas crianças que perderam a capacidade de falar, sendo banidas para uma floresta. Porque deixaram de falar? Porque foram banidas?” É o que se vai descobrir no dia 15 de junho no Forno.

Para encerrar a edição deste ano de “Junho é das Crianças”, está no dia 22 a apresentação de “O Bicho de Contos” por parte da Rugas Associação Cultural, adaptado da obra com o mesmo nome de Luís Miguel António. Na sinopse lê-se que “o espetáculo leva-nos pelas diferenças e descobertas de um bicho-da-conta, que o irão motivar a agir com confiança e coragem no seu espaço-mundo. Entramos por um jardim onde cada ser tem o seu papel, mas cedo Constantino percebe que é diferente de todos os bichos-de-conta que aí habitam – desde cedo percebe que não sabe contar.”










