Os ecocentros móveis chegaram às ruas de Sintra e já estão ao serviço da população. Até 15 de junho, os munícipes podem entregar resíduos como cápsulas de café, lâmpadas LED e fluorescentes, pilhas, baterias e pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos fora de uso em três locais estratégicos: na Quinta da Ribafria (no âmbito da SintrAmbiente), na Escola Básica D. Carlos I (junto aos Bombeiros Voluntários de Sintra) e junto à Escola EB1/JI do Algueirão, na Rua Carlos de Oliveira.

Esta iniciativa dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) visa evitar que estes resíduos acabem no lixo indiferenciado e, consequentemente, em aterro, além de reduzir a sua acumulação nas habitações.

Dois dos ecocentros móveis, instalados na Quinta da Ribafria e junto à Escola EB1/JI do Algueirão (este último disponível até 3 de julho), têm maior capacidade e permitem a deposição de uma vasta gama de materiais: embalagens contaminadas (como latas de tinta vazias), óleos alimentares usados, livros e revistas, têxteis, loiças, espelhos e vidros, pequenos eletrodomésticos (como ferros, torradeiras, rádios ou telemóveis), rolhas de cortiça, cápsulas de café, lâmpadas, toners, tinteiros, pilhas e baterias.

Já o terceiro ecocentro móvel, de menor dimensão e localizado na Escola Básica D. Carlos I, está preparado para receber embalagens contaminadas, pequenos elétricos e eletrónicos, cápsulas de café, lâmpadas, toners, tinteiros, pilhas e baterias.

O objetivo dos SMAS de Sintra é claro: promover a separação seletiva e facilitar o encaminhamento adequado de resíduos que, muitas vezes, são descartados no lixo comum, inviabilizando a sua valorização. Após a recolha, os resíduos são enviados para a Tratolixo — entidade responsável pelo tratamento de resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Mafra e Oeiras — que garante o seu encaminhamento para reciclagem por operadores certificados.

Os ecocentros móveis passarão, com uma periodicidade mensal, por todas as freguesias do concelho, sendo igualmente presença habitual em eventos promovidos pelo município, juntas de freguesia e associações locais. As localizações são estrategicamente definidas, privilegiando zonas com maior densidade populacional e proximidade a escolas, sendo possível consultar a calendarização no site oficial dos SMAS de Sintra: www.smas-sintra.pt/ecocentro-movel.

Com esta medida, os SMAS de Sintra pretendem não só atingir metas ambientais exigidas ao nível da reciclagem, como também envolver a população na adoção de práticas sustentáveis. Além disso, ao retirar do lixo comum resíduos perigosos — como pilhas, lâmpadas e embalagens contaminadas — os ecocentros contribuem para operações de recolha e tratamento mais seguras e eficientes.

Fotografia: SMAS de Sintra