“Os Aliados” assinala no próximo domingo, 15 de junho, o 103.º aniversário com algumas atividades e uma sessão solene, na Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, uma referência cultural e musical sediada em São Pedro de Sintra.

Fundada a 12 de junho de 1922, “a nossa sociedade nasceu do espírito empreendedor de um grupo de sócios dissidentes da antiga Sociedade 1.º de Dezembro. Unidos pela paixão, pela cultura e pelas tradições populares, deram vida a um novo projeto, erguendo a atual sede no Largo dos Aliados, em São Pedro de Penaferrim, inaugurada em 1925”, refere a coletividade na sua página de Facebook.

Ao longo de mais de um século de existência, “Os Aliados” têm promovido a música, o teatro, os bailes e outras manifestações culturais, “deixando uma marca profunda na comunidade”. A Banda Filarmónica, dirigida pelo maestro Óscar Oliveira, e a Escola de Música “continuam a ser o coração desta casa, onde se formam músicos e se constrói futuro”.

Presidida por Mónica Oliveira, a Sociedade mantém o seu dinamismo, sendo hoje uma das mais prestigiadas coletividades da União de Freguesias de Sintra e do concelho.

As comemorações dos 103 anos terão lugar no próximo domingo, 15 de junho:

09h00 – Hastear da Bandeira na sede
10h15 – Missa na Igreja de São Pedro
11h30 – Romagem ao Cemitério de São Pedro
15h30 – Sessão Solene
16h00 – Concerto da Banda Filarmónica “Os Aliados”
17h15 – Porto de Honra.

Fotografia: DR Sociedade Filarmónica “Os Aliados”