Foi apresentado no palácio Valenças em Sintra, o projeto “Sintra Vila Digital”, uma iniciativa para modernizar e digitalizar o comércio local nos bairros da Vila Velha, Estefânia e Portela.   

O evento, apresentado pela Câmara de Sintra, teve como objetivo apresentar aos comerciantes locais as várias soluções tecnológicas que irão transformar Sintra num verdadeiro centro de inovação comercial.  

“O Sintra Vila Digital é mais que um projeto, é a nossa aposta na modernização do comércio local, juntando a tradição à inovação para transformar os bairros de Sintra num verdadeiro espaço digital de oportunidade para comerciantes, turistas e para a nossa população”, disse na ocasião Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Este projeto visa fortalecer o comércio local e promover a digitalização do setor empresarial, tornando Sintra uma referência nacional em comércio inteligente e sustentável. Entre as soluções previstas incluem-se:

  • Wi-Fi público gratuito em várias zonas comerciais e turísticas;
  • Cacifos Inteligentes para recolha de compras;
  • Painéis digitais interativos com informação atualizada sobre comércio, transportes, eventos e pontos de interesse locais;
  • Bancos inteligentes, com carregamento solar e espaços de descanso;
  • Infraestrutura digital e análise de dados, que permitirá melhorar campanhas de marketing, serviços e o planeamento do bairro;
  • App com Marketplace Digital: Comprar, reservar ou encomendar diretamente nas lojas locais aderentes através de uma plataforma online.

O novo website do projeto, sintraviladigital.pt, já está disponível para os comerciantes, com todas as informações sobre os benefícios e funcionalidades do Sintra Vila Digital, bem como um formulário para aderir gratuitamente ao programa.

O projeto parte da medida nacional “Bairros Comerciais Digitais” e é promovida pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com a Associação Empresarial de Sintra, a Associação de Turismo de Sintra e a Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra.

O projeto é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, reforçando o compromisso da autarquia com a inovação e a transformação digital, preservando a identidade e a tradição que fazem de Sintra um destino cultural e comercial único.