Início AUTÁRQUICAS 2025 Tânia Russo candidata do BE à Câmara de Sintra

Tânia Russo candidata do BE à Câmara de Sintra

444

O Bloco de Esquerda (BE) escolheu Tânia Russo como candidata à presidência da Câmara Municipal de Sintra nas próximas eleições autárquicas. Para a Assembleia Municipal, o cabeça de lista será André Beja.

A decisão foi tomada pelo plenário concelhio do partido e aguarda agora ratificação pelos órgãos distrital e nacional do BE, embora não se prevejam alterações.

Em comunicado enviado ao Sintra Notícias, o partido afirma que o programa eleitoral será centrado no “reforço de políticas solidárias que promovam a inclusão e a liberdade como alternativa à política de ódio e neofascista”.

O Bloco sublinha ainda que, nos últimos meses, procurou construir “soluções alargadas à esquerda” para enfrentar “o risco real da extrema-direita no município”, mas que não encontrou abertura por parte do PS e da CDU. Segundo o partido, o Livre optou por integrar a candidatura socialista.

Entre as prioridades do BE para o concelho estão o acesso à habitação, a melhoria e limpeza do espaço público, o reforço da mobilidade sustentável, a proteção ambiental e a valorização do património local. O partido defende ainda uma governação de proximidade, focada nas necessidades imediatas da população.

Candidatos

Tânia Russo tem 44 anos. É médica pediatra no Hospital Amadora-Sintra, mestre em Saúde Pública, e dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul. Reside em Massamá e tinha sido cabeça de lista à Assembleia Municipal nas autárquicas anteriores, tendo sido deputada municipal desde então.

Tem um percurso de trabalho junto de migrantes no Mediterrâneo e de apoio à formação de médicos dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa], integrado num programa da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como de ativismo em defesa do Serviço Nacional de Saúde e do trabalho com direitos,

André Beja tem 47 anos. É enfermeiro, docente e investigador na área das políticas da saúde. Tem liderado a bancada do Bloco na Assembleia Municipal desde 2017 e, em mandatos anteriores, já tinha desempenhado funções autárquicas.