A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 444 kg de géneros alimentícios e diversos comercializados de forma ilegal, no decorrer de uma operação de fiscalização ao recinto da Feira de Monte Abraão, na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, com o duplo propósito de combater práticas comerciais ilegais e proteger a saúde pública e os direitos dos consumidores.

Durante a operação, que decorreu no dia 19 de julho, foram apreendidos diversos artigos, incluindo vestuário, equipamentos eletrónicos, pesticidas, bijutaria, cartões telefónicos, malas e calçado contrafeito. Entre os artigos apreendidos, destacam-se 444 kg de géneros alimentícios sem controlo sanitário, considerados impróprios para consumo.

Dos 21 lotes apreendidos, sete originaram processos-crime e 14 deram lugar a processos de natureza contraordenação. A intervenção decorreu sem incidentes, “embora vários vendedores ilegais tenham abandonado os produtos no local, arremessando-os para zonas de difícil acesso para evitar a identificação”, dá contra a PSP em comunicado.

A ação foi conduzida pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Sintra, em colaboração com o Gabinete Médico Veterinário da Câmara de Sintra. O objetivo principal foi combater a venda ambulante não licenciada em local não autorizado.