Fundação Renato de Albuquerque com acesso gratuito a alunos e munícipes de Sintra

A Fundação Renato de Albuquerque, no Linhó, que garante o acesso gratuito ao espaço para alunos da rede pública e munícipes do concelho, no âmbito de um protocolo com o município de Sintra.

O acordo prevê visitas guiadas semanais para grupos escolares, com um limite de 200 alunos por mês. As visitas decorrem às terças-feiras, entre as 10h00 e as 12h00, podendo ser agendadas excecionalmente à quarta-feira por marcação prévia.

Aos domingos de manhã, os munícipes de Sintra também beneficiam de entrada gratuita, limitada a 200 pessoas por mês, distribuídas por grupos de 50. As reservas devem ser feitas diretamente através do número 21 923 13 70.

Instalada na Quinta de São João, no Linhó, a fundação alberga a Coleção Albuquerque, composta por mais de 2.600 peças de porcelana chinesa das dinastias Ming e Qing. É considerada uma das mais relevantes coleções privadas do mundo e já foi exibida em museus como o Metropolitan (Nova Iorque) e o Victoria & Albert (Londres).

O espaço aposta numa curadoria inovadora, que destaca a importância global da porcelana chinesa e o papel de Portugal nas ligações entre o Oriente e o Ocidente.