Ana Mendes Godinho candidata do PS/Livre à Câmara de Sintra

O Volt Portugal anunciou esta terça-feira 19 de agosto, o apoio à coligação As Pessoas, Sempre (PS-Livre), que apresenta a ex-ministra Ana Mendes Godinho (PS) como candidata à presidência da Câmara Municipal de Sintra. O partido justifica a decisão com o “sentido de responsabilidade perante a ameaça da extrema-direita” no segundo concelho mais populoso do país.

Recorde-se, o Chega foi a força mais votada em Sintra nas últimas legislativas e apresenta agora a deputada Rita Matias como candidata ao cargo ocupado nos últimos 12 anos por Basílio Horta (PS).

Em comunicado, a co-presidente do Volt, Inês Bravo Figueiredo, defendeu a importância de “garantir uma liderança e uma equipa em Sintra que resolve em vez de dividir”. A dirigente assegurou ainda que o partido irá contribuir para a coligação com “diálogo, inovação que gera oportunidades e empregos qualificados em setores de futuro, e serviços públicos capazes de responder às necessidades dos sintrenses”.

Já Duarte Costa, também co-presidente do Volt, destacou que o partido traz “ideias novas e soluções concretas” para reforçar “o espaço fora dos extremos”, com particular enfoque na proteção ambiental e na mobilidade sustentável. Sublinhou, no entanto, que este apoio “não é um cheque em branco”, lembrando que o Volt obteve 457 votos no concelho nas últimas legislativas (0,23% do total).

Ana Mendes Godinho mostrou-se satisfeita com o apoio, afirmando reconhecer no mesmo a confiança na “capacidade de concretização e de resolução dos problemas das pessoas de Sintra”, em áreas como habitação, segurança, higiene urbana e mobilidade.

Além da coligação PS-Livre, apoiada agora pelo Volt, concorrem à Câmara de Sintra Marco Almeida (PSD-IL-PAN), Rita Matias (Chega), Maurício Rodrigues (CDS-PPM-ADN), Pedro Ventura (CDU), Tânia Russo (Bloco de Esquerda) e Júlio Gourgel Ferreira (Nova Direita).

Fotografia: arquivo