Início AUTÁRQUICAS 2025 Bloco insiste na criação de parque natural e cultural no Alto de

Bloco insiste na criação de parque natural e cultural no Alto de

887
BE propõe criação de parque natural e cultural no Alto de Colaride

Candidatos às eleições autárquicas do Bloco de Esquerda (BE) Sintra, percorreram este sábado o Alto de Colaride, em Agualva, destacando a riqueza patrimonial, natural e paisagística da área. Durante a visita, o grupo constatou o “estado de abandono do local, visível na degradação de estruturas arqueológicas e na acumulação de resíduos”.

O Alto de Colaride, com cerca de 80 hectares de zona verde distribuídos pelas freguesias de Agualva, Mira Sintra, Massamá, Monte Abraão e Belas, faz também fronteira com a Cacém e São Marcos.

A região preserva vestígios históricos que remontam aos períodos romano e medieval, incluindo pedreiras, sistemas de captação de água, grutas e formações rochosas de interesse geológico. A fauna e a flora locais, embora ameaçadas pela pressão urbana, contribuem para a beleza natural da encosta.

Contudo, “há três décadas, moradores, ambientalistas e autarcas reivindicam a criação de um parque que proteja estes recursos naturais e culturais. Em tempos a Câmara de Sintra promoveu um concurso de ideias com este objetivo, mas, apesar das promessas por parte do PSD Marco Almeida e Fernando Seara, e, nos anos seguintes, do PS, nada se concretizou”, lamenta o BE.

O Bloco defende que o Alto de Colaride pode integrar um grande “pulmão verde” no concelho de Sintra, contribuindo para a captura de carbono, a preservação de aves e espécies botânicas locais e oferecendo espaço para passeios, desporto e atividades culturais ao ar livre. “Transformar a encosta num parque urbano seria, defendem, uma forma de proteger a biodiversidade e, em simultâneo, devolver um espaço de qualidade às Populações”.