BE defende mais investimento na educação durante visita à Escola de Recuperação do Património de Sintra

A candidatura autárquica do Bloco de Esquerda (BE) visitou esta terça-feira a Escola de Recuperação do Património de Sintra, instalada na antiga Fábrica Melka, em Agualva-Cacém. A visita marcou o início da campanha eleitoral, com Tânia Russo a destacar a necessidade de “um reforço do investimento autárquico na educação” e de apostar em “uma escola que acolhe, integra e abre horizontes”.

A bloquista recorda que o reaproveitamento da antiga fábrica “também foi resultado de uma luta do partido para que o espaço fosse usado em prol da cidade”, sublinhando a importância que este tem hoje para toda a comunidade, apontando a necessidade de replicar este exemplo que “contraria todas as narrativas e mostra ser possível investir em serviços públicos de qualidade, capazes de dinamizar a economia local e servir as populações”.

Além da oferta de cursos de formação profissional especializada na recuperação do património, nas artes e no design, o espaço Melka alberga um Centro Qualifica, que permite a adultos concluir níveis de escolaridade através do reconhecimento e certificação de competências, e a Escola de Segunda Oportunidade de Sintra, uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Agualva Mira Sintra, destinada a jovens em abandono escolar precoce, promovendo a reintegração educativa, o desenvolvimento pessoal e a inclusão socioprofissional.

“Trata-se do único projeto com estas características no concelho, que deve ser valorizado e, por ter lista de espera, replicado noutras zonas do município”, afirmou Tânia Russo.

Entre as prioridades do BE para a educação estão ainda a melhoria das condições de trabalho e aprendizagem, a requalificação de edifícios escolares, o apoio às famílias nas despesas com creches e a criação de uma rede pública de equipamentos educativos.