José Luís Carneiro começou hoje o segundo dia oficial de campanha para as autárquicas pelas 05h00, com uma viagem de comboio na Linha de Sintra até ao Rossio, à qual se foram juntando candidatos socialistas às câmaras de Sintra, Oeiras, Amadora e Lisboa.
O secretário-geral do PS, iniciou viagem na Portela de Sintra, acompanhado por Ana Mendes Godinho, candidata da coligação PS/Livre à Câmara de Sintra e por outros dirigentes socialistas, entre os quais João Soares, ex-ministro e cabeça de lista à Assembleia Municipal de Sintra.
A deslocação, que ligou a Portela de Sintra ao Rossio em cerca de 40 minutos, serviu de palco para críticas ao Governo sobre as recentes alterações laborais. O líder do PS começou por lembrar que a linha é utilizada diariamente por mais de 130 mil passageiros, incluindo “milhares de trabalhadores das limpezas que asseguram o funcionamento da sociedade”.
“O Governo está a tentar andar para trás na agenda para o trabalho digno, lançando na informalidade milhares de trabalhadores que encontram nesta agenda a proteção da sua dignidade”, acusou.


Ana Mendes Godinho reforçou a crítica, destacando que a nova lei laboral penaliza trabalhadores essenciais que, muitas vezes, “não têm voz e são esquecidos”. Ao longo do percurso, a candidata foi ouvindo queixas e desabafos de utentes. “São muitas as pessoas que circulam na Linha de Sintra que asseguram muitas atividades essenciais. São extraordinárias e muitas vezes não têm voz e são esquecidas”, destacou a candidata à Câmara de Sintra, criticando a nova lei laboral penaliza trabalhadores essenciais que, muitas vezes, “não têm voz e são esquecidos”.
Recorde-se, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, citado pela agência Lusa, garantiu na terça-feira que a CP – Comboios de Portugal não vai ser privatizada, mas avançou que o Governo pretende avançar com subconcessões do serviço.
“Não há privatização nenhuma da CP. Vai haver subconcessões para o sistema funcionar melhor? Sim”, avançou Miguel Pinto Luz, na Comissão de Infraestruturas, Mobilidade e Habitação, na Assembleia da República, em Lisboa, em resposta a questões do deputado do PS e antigo secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco.
A ação desta manhã, contou com a presença de outros candidatos autárquicos socialistas na Área Metropolitana de Lisboa, como Ana Sofia Antunes (Oeiras), Vítor Ferreira (Amadora) e Alexandra Leitão (Lisboa), que recebeu a comitiva à chegada à estação do Rossio.
Fotografia: DR Sara Capelo









