José Barroso Dias, 71 anos, reformado, é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão nas eleições autárquicas de 12 de outubro.
Residente na freguesia há 42 anos, José Barroso Dias foi eleito há oito, para a Assembleia de Freguesia, onde cumpre atualmente o segundo mandato. O candidato sublinha que essa experiência lhe permitiu “aprofundar o conhecimento sobre o território, as pessoas, as associações e instituições locais”, destacando o trabalho desenvolvido através de propostas e sugestões apresentadas ao longo deste período.
Para o candidato bloquista, a Junta de Freguesia desempenha um papel central na melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Todos sabemos que a Junta, por estar mais próxima das pessoas, pode ter uma ação determinante para o bem-estar coletivo”, afirma.
Embora reconheça que muitos dos principais problemas da freguesia dependem do poder municipal e do Governo, como saúde, habitação, mobilidade e educação, José Barroso Dias defende que o executivo local pode contribuir para “uma União de Freguesias mais limpa, inclusiva, participada, sustentável e solidária”.
O candidato do BE insiste numa relação de proximidade entre a Junta e a população. “As pessoas devem ser ouvidas, para que as suas necessidades sejam tidas em conta nas políticas locais. Ninguém deve ser deixado para trás”, sublinha. Nesse sentido, considera prioritárias as políticas sociais, bem como o apoio ao associativismo, ao comércio local e às iniciativas culturais e desportivas.
Para José Barroso Dias, cabe sobretudo ao presidente da Junta “fomentar o diálogo e a participação cidadã, ouvindo associações e outras entidades locais”. O objetivo, diz, é construir “uma União de Freguesias onde dê gosto viver, estudar, trabalhar, investir ou, simplesmente, passear”.
Candidatos à União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão:
- João Cabral, candidato PS/LIVRE
- Joaquim Viegas Simão, candidato PSD/IL/PAN
- Vitor Vilas, candidato CHEGA
- Leonor Galamba, candidata CDU
- Albino Vaz, candidato CDS-PP/PPM/ADN
- José Barroso Dias, candidato BE
- Tiago Fortes, candidato ND









